O governador Jackson Lago inaugurou, na manhã de ontem, o asfaltamento da estrada MA-262 de Matões a Parnarama, de 24 quilômetros. Recepcionado por centenas de populares e lideranças políticas da região do Sertão, o governador visitou primeiro Parnarama e percorreu de carro toda a extensão da rodovia até Matões. Nas duas extremidades da estrada Jackson descerrou placas marcando a realização da obra pelo Governo do Estado através da Secretaria de Infra-Estrutura, Cidades e Desenvolvimento Sustentável (Secid).
Ao discursar em Matões, o governador assegurou que a estrada “é de boa qualidade, toda sinalizada e foi feita para durar”. Jackson lembrou que foi exatamente há um ano, durante os festejos de Espírito Santo, que o Governo do Estado fez o lançamento da obra e que diversas outras estradas já foram ou estão sendo realizadas na região, como a que liga Buriti Bravo a Colinas e Buriti Bravo a Baú (Caxias), e em outras regi es, como as de Pedreiras a Joselândia, Pinheiro a Vitória do Mearim, do povoado Bacabeira, na Baixada Maranhense, a Turiaçu, além das em Tocantins e Sul do Estado. “A descentralização das ações do governo passaram a ser realidade também através de convênios com as prefeituras para asfaltamento de ruas que antes eram tomadas pela poeira ou pela lama”, destacou.
Acompanhado da secretária de Infra-Estrutura, Telma Pinheiro, do diretor geral do Departamento de Infra-Estrutura e Estradas (Deint), Chico Leitoa, do deputado estadual Arnaldo Melo, do prefeito de Matões, Pedro Alves, que n o concorre reeleição, e de diversas outras autoridades da região, o governador fez questão de realizar um balanço, no seu discurso, de outras obras que vem executando nas áreas de saúde, educação, segurança e agricultura “O governo está trabalhando para mudar para melhor a vida da população humilde”, assegurou.
A secretária Telma Pinheiro garantiu que a rodovia vai retirar a região do isolamento que estava jogada há décadas e que foi realizada com três pontes de concreto. Revelou também que em Matões estão sendo realizados 12,5 quilômetros de asfaltamento de ruas e estradas vicinais, e em Parnarama outros 12 quilômetros. Nos dois casos, quase a metade das obras já foi concluída. O prefeito de Matões, Pedro Alves, também assegurou que a construção o da MA-262 “trouxe vida para a região. “O governador está honrando a votação o que recebeu e tirando o Maranhão do sofrimento”, afirmou. Várias faixas saudavam o governador pelas obras.
Outro que elogiou o conjunto de obras e especificamente a MA foi o deputado Arnaldo Melo, o único deputado a discursar na solenidade por conta de não ter parente disputando eleições. “O governador não está inaugurando só uma estrada, mas uma forma nova de governar porque só em um ano e meio de sua gestão já esteve em Matões por três vezes”, elogiou. Antes, em Parnarama, ao recepcionar o governador na chegada ao aeroporto, o também deputado Rubens Pereira Júnior, havia destacado a importância da estrada para a região.
“É a realização o de um sonho de décadas e que vai retirar a nossa região do isolamento”, garantiu. Ele não discursou no palanque de inaugurações porque a mãe dele, Suely Pereira, é candidata a prefeita em Matões. Quem também recebeu o governador no aeroporto foi o prefeito de Parnarama, Raimundo Silveira, que por conta de disputar a reeleição foi outro que não participou da solenidade de inauguração do trecho localizado no seu município.
O diretor do Deint, Chico Leitoa, destacou a importância das estradas que v m sendo feitas pelo Governo do Estado. “A população o está sentindo fortemente a presença do governo em todas as regiões”, disse. Outros que acompanharam o governador na viagem a Matões e Parnarama foram os secretários adjuntos do Estado, Fortunato Macedo (Agricultura), Raimundo Machado (Secid), Rubens Pereira (Assuntos Políticos) e o prefeito de Santa Luzia do Paruá, Nilton Ferraz. Após a inauguração da estrada, Jackson assistiu missa pela passagem do festejo do Espírito Santo.