MENOR CUSTO: Entre as funcionalidades do Gestão de Frota estão o monitoramento do gasto do combustível, de pneus, indicação de manutenção, despesas de viagens, ou seja, tudo o que envolve o dia a dia do serviço de transporte. Segundo Paulo, com o sistema é possível diminuir consideravelmente os custos com frotas. Foto: Mônica Silva

Medida anunciada vale para caminhões e carretas e terá validade por 90 dias nas rodovias concedidas e do DER

A exemplo do governo federal, o governo de São Paulo suspendeu a pesagem de caminhões em todas as rodovias estaduais sob concessão e nas administradas pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER).

De acordo com o anúncio feito pelo governador João Doria, a medida começou a valer nessa segunda-feira (23) e terá validade por 90 dias, atingindo a malha viária de cerca de 22 mil quilômetros de extensão.

A decisão faz parte das ações anunciadas pelo governo paulista no combate à disseminação do coronavírus. Por meio da Secretaria de Logística e Transportes, o Estado fará a suspensão das pesagens, facilitando a chegada das cargas aos seus destinos. “Suspendemos a pesagem de caminhões com objetivo de tornar as viagens mais rápidas e apoiar os caminhoneiros que atuam no estado”, disse o governador.

Ainda de acordo com o governador, o trabalho da frota de caminhões para o Estado e para o Brasil é de grande importância, especialmente no atual momento de ações de enfrentamento ao coronavírus. Ele fez um apelo para que os municípios não tomem medidas que possam impedir o funcionamento dos serviços de transportes e logística.

No comunicado do governo paulista há um apelo aos governos municipais para que facilitem a viagem dos caminhoneiros e evitem o bloqueio de estradas, bem como o funcionamento de postos de serviços. “As estradas e fronteiras devem permanecer abertas para que não haja desabastecimento”, destacou Doria.

A suspensão das pesagens dos caminhões também protege os caminhoneiros e os funcionários das balanças, pois evita o contato entre esses profissionais, reduzindo os riscos de disseminação do vírus. A medida está alinhada com os secretários estaduais de transportes de todo o país, dentro do Conselho Nacional de Secretários de Transportes (Consetrans).