O Governador Geraldo Alckmin anuncio a puublicação do Decreto de Utilidade Pública (DUP), que define e desapropria os imóveis localizados na faixa de domínio destinada à implantação do Trecho Norte do Rodoanel.

Com o Decreto, o DER (Departamento de Estradas de Rodagem) fica autorizado a expropriar os imóveis ao longo da futura rodovia, que terá início no final do Trecho Oeste (entroncamento com a avenida Raimundo Pereira de Magalhães, antiga SP-332) e término na interligação com a Rodovia Presidente Dutra (BR-116). O Trecho Norte atravessa os municípios de São Paulo, Guarulhos e Arujá, interceptando também a Rodovia Fernão Dias (BR-381).

A área total afetada pelo Rodoanel Norte tem aproximadamente 10 milhões de metros quadrados. A faixa de domínio conta com extensão total de 47,4Km, sendo 43,8Km para o Trecho Norte e 3,6Km para um acesso exclusivo ao Aeroporto de Guarulhos. A largura média é de 130 metros.

As desapropriações consumirão valores estimados em R$ 720 milhões e deverão atingir cerca de 2.500 propriedades. Após a publicação do DUP, será iniciada a fase de contato negociação com os proprietários.

A DERSA (Desenvolvimento Rodoviário S/A), empresa vinculada à Secretaria de Logística e Transportes, conduzirá o cadastramento e avaliação dos imóveis, mas caberá ao DER o processamento das desapropriações, conforme convênio assinado entre ambos em dezembro de 2011.

Rodoanel Norte

Último trecho a ser construído, completando o anel perimetral de 177 quilômetros, o Rodoanel Norte é a maior obra rodoviária do País.

O empreendimento, em seus quatro trechos, está inserido na Região Metropolitana da Capital, que representa 30% do PIB Nacional. Obra de grande importância para o modal rodoviário, atenderá o transporte de cargas de alto valor agregado, proveniente de todo o País, de passagem por São Paulo.

Referência no transporte de cargas, o Rodoanel já está agregando a logística de transportes, com a construção de galpões de distribuição de produtos, em áreas próximas da rodovia.