O governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado das Cidades, Desenvolvimento Regional Sustentável e de Infra-Estrutura (Secid), realiza um trabalho de vistoria de toda a frota de veículos do sistema de transporte intermunicipal do estado. A secretária de Infra-Estrutura, Telma Pinheiro, explicou que se trata de uma operação destinada a acabar com a clandestinidade neste tipo de transporte.
A operação, que deverá prosseguir até o dia 21 de setembro, está sendo feita pela Secid em parceria com o Detran, as Ciretrans e a Polícia Rodoviária Federal. A Secid publicou um edital convocando todas as empresas que operam no sistema de transporte intermunicipal a fim de apresentarem os seus veículos e documentação regulamentar, bem como a documentação da empresa, para serem vistoriados por equipes mistas compostas por representantes da Secid e do Detran, nas cidades de São Luís, Imperatriz, Caxias e Santa Inês.
De acordo com Telma Pinheiro, os veículos vistoriados por linhas e por empresas irão compor um banco de dados que possibilitará à Secid atualizar inventário e ter melhor controle da frota em operação no Maranhão. Telma Pinheiro frisou que, a partir da vistoria, será possível realizar um levantamento cadastral de todas as linhas, rotas e da demanda para cada rota.
“Nós estamos cumprindo uma determinação do governador Jackson Lago de organizar e disciplinar o sistema de transporte coletivo intermunicipal no Estado. Para isso, precisamos conhecer a frota, as rotas, as demandas e fazer vistorias nos veículos, averiguando se estão em condições adequadas de uso”, declarou a secretária.
O secretário-adjunto de Gestão de Transporte, Francisco de Assis Peres Soares, afirmou que neste momento a Secid encontra-se na fase de pesquisa e levantamento para, em seguida, poder projetar a frota ideal para a demanda de passageiros no Maranhão. Segundo Francisco Soares, a vistoria, que é gratuita, é fundamental para o combate ao transporte coletivo irregular.