De acordo com o Governo do Piauí, vencedor ofereceu proposta de R$2,3 milhões com deságio de 1,5%; tarifa de pedágio deve ser de R$8
Na semana passada, o Governo do Estado do Piauí e o Consórcio Grãos do Piauí assinaram o contrato de concessão da Rodovia Transcerrados, que compreende as rodovias PI-397 e PI-262 (estrada da Palestina), numa extensão de 276,8 quilômetros.
Em maio, foi realizado o leilão na B3, em São Paulo, e a empresa vencedora ofertou proposta de R$ 2.309.825,00, repreentando um deságio de 1,5% em relação ao valor estabelecido pelo governo. O valor da tarifa de pedágio foi estipulado em R$ 8, em cada uma das três praças.
De acordo com o edital, o lote rodoviário concedido abrange a região sul do Estado e será administrado pelo consórcio por 30 anos. A previsão é que até outubro deste ano, sejam iniciados os trabalhos.
Assinaram o contrato o governador Wellington Dias (PT), o diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem do Piauí (DER) Castro Neto e dois representantes do Consórcio Grãos, Fernando Antônio Simões e Antônio da Silva Barreto Júnior.
“Para nós, a assinatura é só o primeiro passo. Fomos questionados aqui sobre quando começa a obra. Do nosso lado, saibam que terão todo empenho para apresentarmos o projeto, termos as aprovações necessárias para que quanto antes estivermos funcionando, contribuindo para o desenvolvimento da região, é o melhor para nós. É o nosso grande objetivo”, disse o presidente da Simpar, Fernando Antônio Simões.
O contrato de parceria público-privada, na modalidade Concessão Patrocinada, transfere ao consórcio a responsabilidade pela prestação dos serviços de conservação, recuperação, construção, manutenção, implantação de melhorias e operação rodoviária em dois trechos da rodovia Transcerrados e em um trecho da Estrada Palestina.
Juntos, os trechos somam 276,8 km de extensão e abrangem 25 municípios, incluindo grandes produtores de soja no Piauí.
Consórcio Grãos
O Consórcio Grãos do Piauí é liderado pela CS Brasil, que faz parte da holding Simpar, com participação a construtora MT Sul e a empresa B2i. O contrato prevê investimentos de mais de R$ 800 milhões na infraestrutura rodoviária. A concessionária já está trabalhando na montagem do cronograma de ações.
Segundo a superintendente de Parcerias Público-Privadas (PPP), Viviane Moura, disse que a Trancerrados é importante para os moradores da região, que contempla 25 cidades, onde vivem cerca de 200 mil pessoas.
“Esse projeto tem muito mais do que empregar uma rodovia com condições de serem mantidas. É um projeto que tem um potencial transformador para o estado, e de transformar vidas”, ressaltou Moura.
Para o diretor-geral do DER, Castro Neto, as duas rodovias, PI-397 e PI-392, somam cerca de 600 quilômetros, que representam cerca de 10% de toda a malha viária do estado. “É por onde escoa toda nossa produção. Todo ano o Piauí bate recorde de colheita de grãos, e tenho certeza que com essa infraestrutura vai crescer mais.
Os três trechos que serão administrados pelo Consórcio liga as cidades de Sebastião Leal e Redenção do Gurgueia. A partir daí, segundo o Governo do Piauí deve investir na reforma de estradas menores, que se liguem à Trancerrados.
Pedágio
As obras da Rodovia Transcerrados, no extremo sul do Piauí, devem ser iniciadas em outubro deste ano, com previsão de término para 2022. Na sequência, deverá entrar em operação a cobrança da tarifa nas três praças de pedágio previstas.
Há previsão de investimento em torno de R$ 800 milhões por meio de Parceria Público-Privada (PPP), pagamento que será realizado pelo Governo do Estado ao longo de 30 anos.
Segundo Moura, são R$ 800 milhões entre investimento em obra, operação e manutenção. “É uma rodovia que vai ter carro guincho, serviço mecânico, wi-fi. Será uma rodovia totalmente diferenciada, diferente do que temos hoje e que tem uma atenção especial ao usuário em relação ao bem-estar, segurança. Terminou o processo de implantação e começou a trafegar com asfalto, aí começa a pagar o pedágio. O valor de R$ 8 por trecho é menor que todas as rodovias pedagiadas do Brasil. Ao todo serão 276 km de rodovia, divididos em três trechos”, explica.
Ainda de acordo com Moura, essa tarifa de R$ 8 foi negociada com os produtores que são quem mais necessitam da rodovia Transcerrados. Serão três trechos de pedágio que chegam a R$ 24 que é menor do que atualmente é pago, cerca de R$ 75 por não existir a estrada e isso está no custo do frete”, explica.
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