Três meses após o anúncio do governo federal de que a MT-407, Rodovia dos Imigrantes, seria federalizada, o processo ainda não foi realizado. Segundo a Secretaria de Transporte e Pavimentação Urbana (Setpu),os trâmites de competência do governo estadual foram cumpridos e o que está faltando é a celebração do ato pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), que está com as atividades paralisadas desde junho pela greve dos servidores.

Ainda não há previsão para que os R$ 165 milhões de investimentos na Rodovia dos Imigrantes sejam executados para atender reivindicações antigas dos usuários, principalmente caminhoneiros que dependem desta via.

Dia 23 de abril o ministro dos transportes César Borges esteve em Cuiabá e anunciou a federalização com aporte dos recursos para permitir a recuperação total da pista, duplicação e fixação de posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Em 30 anos, a MT-407 nunca recebeu melhorias, tornando ainda mais angustiante o trajeto de caminhoneiros, que representam 90% do fluxo.

Segundo a Setpu, a documentação necessária já está com o Dnit. Em julho, a informação era de que o processo de federalização estava em fase conclusiva. No entanto, a greve iniciada dia 25 de junho tem atrapalhado o andamento da absorção pelo governo federal. Esta semana, o secretário da pasta, Cinésio Nunes de Oliveira, viajou a Brasília para tratar do assunto.

Em nota, o Dnit informou que iniciou o processo para absorção do trecho da MT-407 coincidente com a BR-070 em Mato Grosso. Segundo o órgão, o trabalho envolve etapas, como elaboração de estudos e pareceres, anuência do governo estadual para absorção do trecho pelo DNIT; aprovação pela Assembleia Legislativa do Estado e levantamento do patrimônio rodoviário do segmento a ser transferido, entre outras. No entanto, não informou a previsão de término do processo, que permitiria efetivar a federalização.

Presidente do Sindicato dos Caminhoneiros de Sorriso e Região (Sindicam), Walter Joner Pereira Souza destaca que a Rodovia dos Imigrantes é o “carro-chefe” para o transporte de cargas.

É por meio da MT-407 que os condutores têm acesso a outras regiões do Brasil por 3 rodovias federais: BR-070, BR-163 e BR-364. A Rodovia dos Imigrantes, que deverá ser federalizada, liga o Distrito Industrial de Cuiabá ao Trevo do Lagarto, em Várzea Grande.

Enquanto a transferência à União não é realizada, a pista ganha serviço de tapa-buraco pelo governo estadual. Walter diz que este tipo de trabalho, que se repete nas últimas décadas, é pouco para a atual necessidade da rodovia. Esburacada, sem acostamento e recebendo fluxo de veículos maior do que foi previsto na construção, a Imigrantes sobrevive.

Em dezembro de 2012, o governo estadual chegou a decretar situação de emergência em relação a esta situação.