Grupo Motiva vence leilão da Fernão Dias com desconto de 17% na tarifa de pedágio
CONCESSÃO: Grupo Motiva vence leilão da Fernão Dias com desconto de 17% na tarifa de pedágio. Foto: Divulgação

Será a primeira concessão de rodovias do Grupo no Estado de Minas Gerais

O Grupo Motiva venceu, na tarde desta quinta-feira (11), o leilão de relicitação da Rodovia Fernão Dias (BR-381), entre São Paulo (MG) e Belo Horizonte (MG). O contrato de concessão terá duração de 15 anos e prevê investimentos de R$9,4 bilhões em obras, melhorias e modernização das condições viárias.

Com mais essa vitória, o Grupo Motiva marca o início de operação no Estado de Minas Gerais. Após a assinatura do contrato de concessão, prevista para 2026, e a inclusão dos 569 quilômetros de vias da Fernão Dias, o Grupo Motiva passa a 5.044 mil quilômetros de rodovias concedidas.

A vitória do leilão de relicitação da BR-381 – promovido pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) na sede da B3, nesta quinta-feira (11), em São Paulo (SP), se deu graças à oferta de 17,05% de desconto em relação à tarifa básica de pedágio de R$0,03879 por km (base março de 2023).

Trata-se da segunda licitação de rodovias conquistada pela Companhia neste ano. Em maio, a Empresa já havia vencido um processo de otimização contratual da BR-163, no Mato Grosso Sul, trecho administrado pela Motiva Pantanal.

Obras e melhorias

Os investimentos previstos no mais novo contrato serão direcionados à execução de obras de ampliação de capacidade, como implantação de 108,31 quilômetros de faixas adicionais, construção de vias marginais, implantação de dois Pontos de Parada de Descanso para caminhoneiros, correções de traçado e melhorias no pavimento, além da construção de novas passarelas, passagens de fauna e melhorias de acesso.

Segundo estimativas do Ministério dos Transportes, as obras na Fernão Dias deverão gerar cerca de 137 mil postos de trabalho, considerando empregos diretos, indiretos e aqueles impulsionados pelo efeito-renda.

Sob a nova concessão, os motoristas que trafegam com tag terão desconto adicional de 5% nas tarifas, e os usuários frequentes de veículos de passeio poderão usufruir do Desconto de Usuário Frequente (DUF). Esta modalidade oferece uma redução progressiva no valor pago de pedágio para quem utiliza o mesmo trecho diariamente dentro de um mesmo mês. Uma novidade do contrato otimizado é o enquadramento do projeto no Programa Carbono Zero, no qual a Companhia terá que implementar ações para neutralizar as emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE).

Pedágios ficarão mais caros

Assim como tem ocorrido em outras relicitações, as tarifas de pedágio – atualmente em R$ 3,00 (carros de passeio) – vão sofrer aumento. O índice ainda não foi divulgado. O reajuste anual desta concessão ocorre sempre em 19 de dezembro.