Grupo SADA realiza ações contra abuso e exploração infanto-juvenil nas estradas brasileiras
COMBATE: Grupo SADA realiza ações contra abuso e exploração infanto-juvenil nas estradas brasileiras. Foto: Divulgação/Ilustrativa

Campanha inclui agendas de sensibilização interna e conscientização em diversas frentes, envolvendo colaboradores, terceiros e fornecedores

O dia 18 de maio é conhecido como Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes e marca uma mobilização nacional em defesa do tema, incluindo as iniciativas da 24ª edição da campanha “Faça Bonito. Proteja nossas crianças e adolescentes”, promovido em todo o Brasil pelo Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes e Rede ECPAT Brasil em parceria às Redes Nacionais de Defesa dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes.

O Grupo SADA, maior conglomerado de logística e transporte de veículos zero quilômetro da América Latina, é apoiador da iniciativa e prepara uma programação diversificada voltada a essa luta. Incluindo o programa “Na Mão Certa”, realizado pela Childhood Brasil, que busca sensibilizar a sociedade a favor do combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes nas rodovias brasileiras.

Apoiar o Programa Na Mão Certa é mais do que correto. Para nós, é uma responsabilidade, pois somos referência em transporte e logística na América Latina e nos movimentamos por diversas estradas todos os dias. Preparar nossos motoristas para proteger crianças e adolescentes é essencial para que o trabalho seja executado de maneira ética e transformadora, o que reforça o propósito de cuidar das pessoas e melhorar a sociedade em que vivemos“, diz a vice-presidente do Grupo SADA, Daniela Medioli.

A programação do Grupo SADA prevê a realização de atividades internas, uma vez que a companhia entende que os motoristas, que são parte das operações do Grupo, podem desempenhar um papel fundamental nesse enfrentamento. A agenda de sensibilização e esclarecimentos sobre o tema irá explicar para quem está na operação a importância do combate ativo à violência sexual contra crianças e adolescentes nas estradas.

Durante o mês de maio, haverá rodas de conversas, intervenções com faixas e distribuição de panfletos para que os motoristas se vejam enquanto agentes de proteção. “Buscamos sensibilizar e esclarecer aos colaboradores sobre a importância do combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. Queremos que cada membro de nossa equipe se sinta capacitado e motivado a contribuir com a proteção dessas crianças”, afirma Elisa Cunha, gerente de Sustentabilidade do Grupo SADA. Este ano mais de 3.500 motoristas irão participar das ações.

Fui convidada para ser Agente de Proteção e encarei o convite com muita felicidade e sabendo que iria carregar uma responsabilidade imensa, mas também uma oportunidade crucial de contribuir para o cuidado das crianças e adolescentes que transitam pelas estradas. Estou determinada a desempenhar esse papel da melhor maneira possível, observando atentamente e agindo quando necessário para garantir a segurança e o bem-estar dos mais jovens“, conta Vanessa Araujo, motorista de cegonha.

Como Agente de Proteção, tenho aprendido muito com os colaboradores e multiplicadores do Grupo SADA. É fundamental que todos os motoristas tenham acesso ao conhecimento necessário para saber como atuar diante de uma situação de risco nas estradas brasileiras. Me sinto honrado em participar desse programa e poder contribuir em uma causa tão importante, que visa garantir a saúde física e mental de nossas crianças e adolescentes“, afirma Cleidson Gomes de Rezende, motorista de cegonha.

No calendário de atividades, também estão previstas ações com a comunidade. Entre elas, a sensibilização em postos de gasolinas com distribuição de panfletos e instalação de cartazes; trabalho em conjunto com CRAS (Centro de Referência e Assistência Social) e CREA (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), além da parceria com a ONG Meninadança.

Nesta sexta-feira (17), a Praça do Encontro em Betim será palco de ações de conscientização com distribuição de material informativo sobre como identificar possíveis sinais de abusos sexual infanto-juvenil, bem como os canais de denúncia. No mesmo dia, está programada uma caminhada e um momento simbólico de abraço em torno da praça. A ação terá ainda apresentações circenses dos alunos da Organização da Sociedade Civil Circo de Todo Mundo.

já no sábado (18 de maio), o Grupo SADA vai promover uma blitz educativa para conscientizar a população sobre a importância do tema, com faixas e distribuição de material informativo. A ação será realizada na Praça do Ceabe, em Betim, das 9h às 11h.

A realização dessas iniciativas consolida um compromisso que o Grupo SADA vem traçando há muitos anos. A expectativa é que em 2024 o tamanho da rede de apoio cresça ainda mais. Este ano estão previstos 30 postos de gasolinas sensibilizados, que impactarão mais de 12 mil pessoas, 16 CRAS em Betim e apoio ao CRAS e CREA da cidade de Igarapé, apoio em 5 casas da ONG Meninadança que irá atingir mais de mil pessoas.

Grupo SADA realiza ações contra abuso e exploração infanto-juvenil nas estradas brasileiras
APOIO: Distribuição de materiais da campanha Faça Bonito, no CRAS de Betim (MG). Foto: Divulgação/Grupo SADA

Até o final do ano, estão previstas outras atividades específicas em datas relacionadas diretamente ao tema, como o Dia das Crianças, Dia do Conselheiro Tutelar e Dia Internacional de Direitos Humanos. Em paralelo, o Grupo SADA segue com a atuação do seu programa “Juntos na Mão Certa”, um espaço focado em treinar os colaboradores para o combate à difícil realidade vivida por crianças e adolescentes nas estradas brasileiras. No ano passado foram mobilizados mais de 500 motoristas e o programa foi apresentado em diversos eventos internos em todo o país.

Fonte: Ascom do Grupo SADA

Deixe um comentário

Você digitou um endereço de e-mail incorreto!
Por favor, digite seu nome aqui