
Atitudes aparentemente comuns durante a condução, como usar celular, comer ou dirigir com apenas uma das mãos, podem resultar em penalidades e aumentar os riscos no trânsito
Comportamentos aparentemente simples durante a condução podem resultar em multa e colocar em risco a segurança nas rodovias. Práticas como comer, fumar, usar o celular ou dirigir com o braço para fora da janela ainda fazem parte da rotina de muitos motoristas que passam longas horas nas estradas, mas são consideradas infrações previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
Além das penalidades financeiras, essas condutas também geram pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e reduzem a atenção necessária para conduzir veículos de grande porte, aumentando o risco de acidentes.
O Sindicato Nacional dos Cegonheiros (Sinaceg), que congrega mais de 5 mil trabalhadores diretos especializados no transporte de veículos zero quilômetro em todo o Brasil, destaca que a segurança nas rodovias depende diretamente da adoção de práticas responsáveis por parte dos profissionais do transporte.
Entre as situações mais frequentes está a alimentação durante a condução. Apesar de comum em viagens longas, essa prática exige que o motorista utilize apenas uma das mãos para controlar o veículo, o que configura infração média, com multa de R$ 130,16.
Acender um cigarro enquanto dirige também pode resultar em penalidade quando a condução ocorre com apenas uma das mãos. Nesse caso, a infração igualmente é classificada como média, com multa de R$130,16. Além disso, descartar bitucas pela janela é proibido e pode resultar em autuação conforme o artigo 172 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
Celular e direção
Outra situação que exige atenção é o uso do celular durante a direção. Considerada uma das principais causas de distração no trânsito, o uso do aparelho compromete a concentração e aumenta o risco de acidentes.
Quando o condutor é flagrado falando ao telefone, a infração é gravíssima, com multa de R$293,47 e registro de sete pontos na CNH. A mesma penalidade se aplica ao motorista que estiver digitando mensagens, utilizando redes sociais ou manuseando o dispositivo de qualquer forma.
O uso de fones de ouvido também pode gerar multa quando o motorista permanece com dispositivos nos dois ouvidos, o que reduz a percepção sonora do ambiente ao redor.
Outro hábito bastante comum é dirigir com o braço para fora da janela. Apesar de parecer apenas um gesto informal, essa prática também é considerada infração média, sujeita à multa de R$ 130,16.
“A segurança nas estradas começa com escolhas responsáveis do motorista. Pequenas práticas, muitas vezes incorporadas à rotina de quem passa muitas horas dirigindo, podem representar riscos e gerar penalidades. Por isso, é fundamental que os profissionais do transporte estejam atentos às regras e mantenham uma condução responsável”, afirma José Ronaldo Marques da Silva, o Boizinho, presidente do Sinaceg.
Segundo ele, a entidade orienta constantemente seus associados sobre a importância de manter boas práticas durante a condução. “O Sinaceg incentiva seus associados a cumprirem seus deveres perante as empresas para as quais prestam serviços e, principalmente, a investirem continuamente em segurança. Isso envolve desde a manutenção adequada dos equipamentos até a adoção de posturas responsáveis no dia a dia das estradas”, acrescenta.
Márcio Galdino, diretor regional do Sinaceg, reforça que a conscientização é essencial para melhorar o ambiente viário. “Os motoristas profissionais têm papel fundamental na segurança das rodovias. Quando adotam práticas corretas durante a condução, contribuem para proteger a própria vida e a de todos que utilizam as estradas”, destaca.











