Homologado o resultado do leilão da BR-040/GO/MG, a Rota dos Cristais
CONFIRMADO: Homologado o resultado do leilão da BR-040/GO/MG, a Rota dos Cristais. Foto: Divulgação

Empresa vencedora, VINCI Highways S.A.S., arrematou o lote no último dia 26 de setembro

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) homologou o resultado do Leilão para concessão do sistema rodoviário da rodovia BR-040/GO/MG à proponente VINCI Highways S.A.S., consagrada vencedora, que apresentou desconto sobre a tarifa básica de pedágio de 14,32%, nos termos e condições dispostas no Edital nº 2/2024.

De acordo com a Deliberação 422/24, em seu Art. 2º, a homologação vincula a empresa francesa ao cumprimento das condições prévias à assinatura do contrato, contidas no Edital a que se refere o art. 1º.

A data de início das operações da nova concessionária ainda não foi definida.

Segunda concessão

A concessão da Rota dos Cristais é a segunda que será administrada pela empresa francesa. A primeira foi firmada em 2023, com a compra do controle da concessionária paulista Entrevias, que opera 570 quilômetros.

Já no dia 26 de setembro deste ano, a empresa venceu sua segunda concessão, que tem uma extensão de 594,8 quilômetros e contempla o trecho entre Cristalina (GO) e Belo Horizonte (MG). A oferta de deságio foi de 14,32% sobre a tarifa mínima de pedágio prevista no edital.

Vinci Highways superou o consórcio Nova BR-040 (formado por 4UM e Opportunity), que propôs deságio de 9,09%. Já o BTG Pactual por meio de seu FIP Infraestrutura III, fez oferta de 7,50%, e a CCR fez proposta de 1,75% de desconto sobre o pedágio.

A concessão envolve cerca de 600 quilômetros de rodovia entre Cristalina (GO) e Belo Horizonte (MG) pelo período de 30 anos, e investimentos previstos de R$ 6,4 bilhões para uma série de melhorias que incluem 343 quilômetros de faixas adicionais. O trecho faz parte de um longo corredor que conecta o Rio de Janeiro até Goiás, passando por Minas Gerais.

Conforme consta no edital, a concessão da BR-040/GO/MG tem extensão total de 594,8 quilômetros e contempla o trecho entre Cristalina (GO) e Belo Horizonte (MG). Denominada Rota dos Cristais, essa rodovia abrange dois importantes estados brasileiros e sua modernização é considerada essencial para impulsionar o desenvolvimento econômico e social da região.

Segundo os critérios do edital, vence quem apresentar a menor tarifa de pedágio. O contrato tem duração de 30 anos e os investimentos previstos alcançam a cifra de R$ 12 bilhões, somando obras de infraestrutura e custos operacionais ao longo do período de concessão.

Entre as principais melhorias previstas no projeto estão:

  • Duplicação de 9,9 quilômetros do trecho rodoviário;
  • Construção de 342,9 quilômetros de faixa adicional e 61,6 quilômetros de vias marginais;
  • Instalação de 43 passarelas para pedestres e 18 passagens de fauna;
  • Implementação de dois Pontos de Parada de Descanso (PPDs), beneficiando os caminhoneiros de longa distância.

Benefícios econômicos e geração de empregos

O projeto da Rota dos Cristais também prevê a criação de 91,1 mil empregos, diretos, indiretos. Entre os municípios diretamente beneficiados estão:

  • Cristalina (GO)
  • Paracatu (MG)
  • Lagoa Grande (MG)
  • João Pinheiro (MG)
  • Sete Lagoas (MG)
  • Belo Horizonte (MG)

O sistema de pedágio também contará com o Desconto para Usuários Frequentes (DUF) e o pagamento automático via tags para motoristas que utilizarem o mesmo trecho repetidamente, trazendo benefícios financeiros para aqueles que transitam pela rodovia de forma rotineira, como trabalhadores que moram e trabalham em cidades vizinhas.

Investimentos e custos operacionais

A concessão prevê investimentos robustos:

  • CAPEX (investimento em infraestrutura): R$6,4 bilhões.
  • OPEX (custos operacionais): R$5,6 bilhões ao longo dos 30 anos de contrato.

Esses valores refletem a abrangência das melhorias planejadas, que vão desde a recuperação e manutenção da rodovia até a expansão de sua capacidade, visando garantir um alto nível de serviço e segurança para os usuários.

Transparência e participação social

Os estudos técnicos que fundamentam a concessão da BR-040/GO/MG foram amplamente discutidos com a sociedade, demonstrando o compromisso da ANTT e do governo federal em ouvir a população e garantir que as melhorias atendam às necessidades da região. O projeto também foi submetido ao Tribunal de Contas da União (TCU), garantindo sua viabilidade e conformidade com as melhores práticas de governança pública.

25 COMENTÁRIOS

  1. Extensão duplicado de 9 km ….. Parece até piada!!!! Sem graça, mais é!!!!

  2. Tiro o chapéu para a concessionária Eco 135 que está fazendo um trabalho fantástico na BR 135. Agora a Via 040 não fez nada e vai embora sem nenhuma sanção e essa nova concessão prevê a duplicação de menos de 10 km num total de quase 600. É uma palhaçada!

  3. Esse Brazil não é para amadores mesmo não, 600 kms de trânsito intenso, ligando o Sudeste ao centro Oeste, a capital de Minas a capital do Pais, uma economia enorme indo e vindo por essa importante rodovia, e esses políticos vendidos, nos vem com apenas 9 kms de duplicação!
    Sorte que o brasileiro é pacífico demais, pois se acordassem com certeza as decisões seriam levadas mais a sério!!

  4. Gostaria de saber porque não será duplicada toda a extensão do trecho?
    É por causa do número de pontes que precisará ser feita para a duplicação?
    Uma rodovia que hoje liga praticamente o mar ao mar, ou seja, Rio de Janeiro à Belo Horizonte, que liga ao DF ( Brasília, capital do país) que liga a Goiânia, que liga a Palmas que liga a Belém, ou seja, mar a mar, este trecho entre Cristalina a Luislândia do Oeste (município de João Pinheiro) também conhecida como Pirapatos ( por ser o trevo onde cruzam 2 rodovias a BR 040 e a BR 365 – que liga Montes Claros a Uberlândia) este trecho acima citado, tem jm enorme escoamento de grãos, álcool e açúcar por se tratar de uma região com altíssima capacidade de produção destes aí, pergunto, imagine o fluxo de caminhões, carretas, bi-trens, treminhões etc que trafegam nessa rodovia, ainda acham que não necessita ser duplicada…isto é um ABSURDO, e pintar nossa cara de palhaço é rir deliberadamente de nós usuários constante dessa rodovia, gostaria que os notórios ridículos políticos que aceitaram esta proposta no leilão sejam de Minas Gerais e do Rio de Janeiro e passem a fazer essa ida e vinda de carro, não de avião, para que possam vislumbrar uma viagem panorâmica pela BR 040 e tomara que os pais dos diretos da ANTT morem em Belo Horizonte-MG e eles orassem a visitá-los frequentemente de carro para aproveitarem o acordo que homologaram com essa concessionária que claramente só visualiza o altíssimo lucro que terá ( bilionário com este preço dos pedágios), quero ver a resposta do Estradas.com.br quanto as minhas perguntas porque, as anteriores questionando as duplicações (9,9 km) não obtiveram respostas também, falar o que né, os otarios fossem usuários que se…

    • Senhor Nilton, conforme está previsto em edital, haverá cobrança de tarifas para motocicletas.

      Atenciosamente,
      Equipe Estradas

    • Prezado, sr. Luiz Alberto Miler, esse trecho está sob responsabilidade do Dnit, até ser concedido, novamente.

      Atenciosamente,
      Equipe Estradas

      • Alguma previsão para esse trecho crítico?
        Saindo de Brasília, seguir até Cristalina e, dali, tomar a BR-050, minha preferência tem sido a GO-436 (Rota do Algodão).

      • Quando será a assinatura do contrato e início das atividades? Depois de assinado a VINCI tem 30 dias pra começar? Será que a a VINCI vai usar a empresa ENTREVIAS que ADM em SP que ela comprou pra ADM a 040?

  5. !
    Absurdo dessa concessão de 30 anos e duplicaar 9,9. km. ANTT informou ter havido grande discussão com a comunidade..será q a comunidade compactuo com proposta absurda…
    BR de trânsito intenso. Substituindo duplicação por terceira faixa.

  6. Vergonha total. Ja estamos esperanto quase 20 anos pela duplicação da rodovia e pagando pelo serviços não prestados e agora vem essa embromação.. Uma rodovia onde trafega caminhões pesados e carros de passeio em grande quantidade. Quantas vidas ja se foram pelos acidentes ocorridos em razão da falta de duplicação.
    Vergonha Nacional. Essa ANTT defende os interesses dos empresários em detrimento das vidas humanas.

  7. Ridículo duplicar apenas 9,9 km em 30 anos. Estrada com tráfego intenso de caminhões. 8 pedágios ao longo desse percurso. Quem licitou, não transita por este trecho da BR040.

  8. Piada! 9,9 km duplicados e pedágio dobrado! Rodovia super perigosa! É o brasileiro sendo feito de otário por políticos que só andam de avião com dinheiro público!

    • Prezado sr. Reginaldo, o Desconto de Usuário Frequente (DUF) deverá ser oferecido aos usuários do trecho, conforme ocorre em várias concessionárias de rodovias no País. Esse sistema possibilita descontos a partir da segunda passagem pela mesma praça e mesmo sentido de direção realizadas dentro do mês. Os valores terão redução progressiva até a 30ª passagem, no mesmo mês, por sentido de cada praça. O desconto não é acumulativo. Também não será necessário cadastro prévio. Basta apenas que o motorista seja usuário do pedágio automático. Entretanto, esse serviço será melhor definido quando do início das operações da nova concessionária.

  9. Principal não foi abordado pela reportagem. Quando a empresa começa a operar. Atualmente a estrada esta em condições precárias e com muitos buracos

    • Prezado Alessandro Chagas,
      Ainda não foi definida a data. Tão logo seja divulgada pela ANTT, o senhor tomará ciência por meio do portal Estradas.

  10. Utilizo o trecho DF a Congonhas diariamente. Pelo contrato, será duplicado 9,9 km. Por que não será feito todo o trecho entre os estados GO/MG?
    Acho que trará mais segurança aos usuários que trafegam neste trecho.

    • Prezado, Nilson,
      Ainda não foi definida a data. Tão logo seja divulgada pela ANTT, o senhor tomará ciência por meio do portal Estradas.

      • Estão reclamando? Venham conhecer as rodovias da Bahia. Tarifa alta e rodovias abandonadas. Só buraco, falta acostamento, meios de comunicação, duplicações e muito mais.

  11. No meu entender imaginei que seria duplicado todo o restante da via, mas entendi que são apenas parte da rodovia. Será que não há necessidade?

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