Um acidente com modelo Honda Accord Hibrido ocorrido em 2005 nos EUA, que resultou na morte de uma pessoa e deixou outra ocupante do veículo paraplégica, gerou um processo contra a Honda em que a vítima que sobreviveu alega ter ocorrido aceleração involuntária, apesar de ter acionado o freio.

O NHTSA (National Highway Traffic Safety Administration) está analisando o caso agora e poderá determinar o recall do modelo, pois há registro de 22 recclamações de proprietários de modelos Civic e Accord Híbridos.

A Honda ainda não quis se manifestar sobre o caso no momento, mas informou que o sistema de freio é o mesmo utilizado nos modelos a gasolina.

Em outubro a Honda realizou convocação por problemas nos modelos Honda Fit e New City. No comunicado havia indícios que, principalmente em carros automáticos, pudesse ocorrer a aceleração voluntária. Isto porque o comunicado oficial informava que O comunicado oficial da empresa deixava claro de que poderia ser difícil reduzir a rotação do motor. Veja o texto publicado pela Honda: “em função do modo de limpeza interna do veículo, poderá ocorrer a transferência de sujeira e detritos presentes no assoalho para a parte interna do sensor do acelerador. Em casos extremos, poderá haver dificuldade em reduzir a rotação do motor, levando a risco de acidente. A empresa afirma que trata-se de um procedimento simples, porém, visando o conforto e a conveniência dos proprietários, a Honda recomenda o agendamento prévio.”

O www.estradas.com.br solicitou esclarecimento a empresa se poderia ser o mesmo tipo de problema que provocou o recall da Toyota, mas, apesar de vários e-mails e telefonema, não houve retorno.