Durante barreira realizada na última semana, no município de Jaraguari, na BR-163, foram abordados 92 veículos. Na oportunidade, foram feitas apreensões de 40 quilos de salsicha, 58 quilos de iogurte, dois quilos de requeijão e dez quilos de lasanha, todos transportados em veículo inapropriado e sem refrigeração.

A Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Contra as Relações de Consumo (Decon), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e a Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) reforçaram as ações no interior do Estado, realizando fiscalizações no combate à concorrência desleal e aos crimes contra as relações de consumo, objetivando coibir a produção, comércio e transporte de produtos de origem animal de maneira irregular.

A operação, “a priori”, objetivava a orientação das pessoas que trafegavam na rodovia, porém expõe a prática usual de transporte, manipulação e armazenamento de gêneros alimentícios sem o cumprimento das normas sanitárias vigentes, o que configura não só desrespeito para com as pessoas que vão consumir tais produtos, como concorrência desleal, trazendo prejuízos aos fornecedores sérios que se preocupam com a qualidade dos produtos.

Além de procedimento administrativo junto ao MAPA e Iagro, os responsáveis poderão responder a inquérito policial, por crime contra as relações de consumo, cuja pena pode variar de dois a cinco anos de prisão.(Fonte: idest.com.b