De acordo com o Corpo de Bombeiros (CB), vítima fatal teria feito uma ultrapassagem forçada e acabou colidindo com dois caminhões. Ele morreu no local; esposa foi socorrida ao hospital
Um acidente (sinistro) num trecho urbano da BR-277, em Guarapuava (PR), na manhã desse sábado (21), envolvendo um carro de passeio e dois caminhões matou um homem, de 76 anos, e feriu gravemente a esposa dele, de 70 anos, de acordo com o Corpo de Bombeiros (CB).
Ainda de acordo com a Corporação, o idoso, identificado com Antônio Camargo Simões, teria feito uma ultrapassagem forçada e acabou colidindo com um Ford Cargo 1417 – carregado com leite -, rodopiado na pista e colidido com outro caminhão. O carro ficou completamente destruído. Os caminhoneiros não se feriram.
Segundo os bombeiros, a esposa de Simões foi socorrida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e levada para o Hospital São Vicente em estado grave. O casal viajara de Florianópolis (SC) para Laranjeiras do Sul (PR).
Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), os caminhoneiros foram submetidos aos testes de bafômetros e deram negativo para a ingestão de álcool. Entretanto, a PRF não informou se os caminhoneiros estavam com a documentação em dia (CNH e exame toxicológico) nem se os cronotacógrafos foram verificados.
O Estradas solicitou essas informações à PRF do Paraná, mas até a publicação desta matéria, não recebeu as respostas.
Da mesma foram, a reportagem contatou a Coamig de Guarapuava, responsável pelo Ford Cargo, para saber porque o veículo não está regularizado. Até a publicação desta matéria, não recebeu resposta.
A reportagem apurou que o Ford Cargo está com o cronotacógrafo vencido. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), veículo não poderia circular no trânsito. O Estradas também apurou que as placas do Ford Cargo são IJZ9069 (IJZ9A69 – Mercosul), e o veículo foi fabricado em 2001; é um modelo 1417F, de cor branca, e foi emplacado em Guarapuava (PR). Não há registros de multas recentes nos sistemas da PRF, Dnit e Detran do Paraná.
Respostas da PRF do Paraná
Às 15h*, PRF do Paraná enviou parte das respostas, Veja na íntegra:
“A equipe tem prazo de cinco dias para encerrar o boletim, podendo esse prazo ser estendido, portanto, não temos todas as informações solicitadas. Segue o que temos até o momento: Em 21 de janeiro de 2023, por volta das 11:30h, em Guarapuava/PR, na BR-277, km 347, ocorreu um acidente do tipo colisão frontal, envolvendo um automóvel e dois caminhões.
De acordo com a análise dos vestígios do local do acidente, o veículo Crossfox que seguia no sentido crescente (Foz do Iguaçu), iniciou manobra de ultrapassagem, não avistando o caminhão que seguia no sentido contrário (decrescente) vindo a colidir frontalmente com este, em tempo ainda tentou retornar para a faixa de sentido crescente vindo a colidir lateralmente com o veículo bitrem, o qual tentava ultrapassar.
O motorista do automóvel de 77 anos faleceu no local, a passageira de 71 anos foi encaminhada para o hospital São Vicente, em estado grave. Os motoristas dos caminhões envolvidos ficaram ilesos, realizando teste de etilômetro com resultado negativo.“
Na manhã desta terça-feira (24)**, a PRF do Paraná enviou as respostas a todos os qestionamentos feitos sobre a ocorrência. Veja na íntegra:
PRF-PR: BR 277, Km 347
PRF-PR: 1 óbito (homem de 76 anos) 1 vítima grave (mulher de 70 anos)
PRF-PR – Foram identificados e fiscalizados
PRF-PR – CNH e toxicológico em dia de ambos
PRF-PR – Foram, um dos veículos estava com o equipamento em dia. O motorista do caminhão Ford Cargo foi autuado por estar com o Disco do Cronotacógrafo e o Certificado do Inmetro vencidos, foi gerado um Registro de Recolhimento de Documento e dado prazo para apresentação das irregularidades sanadas (medida administrativa aplicável nesses casos).
PRF-PR – Foi encaminhada ao hospital São Vicente em Guarapuava (PR)
(*) Matéria atualizada às 15h, em 23/1/23, com as respostas parciais da PRF-PR
(**) Matéria atualizada às 9h30, em 24/1/23, com as respostas finais da PRF-PR