
Estradas recebeu diversas reclamações de usuários que trafegam pela via; Triunfo cobra pedágio de R$10,10 (carros de passeio) e R$10,10, o eixo comercial e administra a rodovia desde 2015
Apesar de cobrar pedágio em todo o trecho da BR-153/SP sob sua administração, a Triunfo Transbrasiliana não tem cumprido seu papel de manter e conservar em bom estado de trafegabilidade a rodovia, conforme as imagens do trecho entre Lins (SP) e Getulina (SP), que a NovaTV revelou.
O Estradas tem recebido diversas denúncias de usuários que trafegam pela via e reclamam do péssimo estado de conservação entre os dois municípios. Alguns locais, há pequenos buracos na faixa de rolamento, sinalização está deficitária e muitos “remendos” malfeitos.
Vídeo recente da NovaTV mostra a realidade da rodovia, no trecho citado. Por conta do péssimo estado, a ocorrência de acidentes graves tem sido constante.
De acordo com o contrato de concessão com o Governo Federal, por meio da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), a concessionária tem a obrigação de manter em bom estado de trafegabilidade todo o trecho concedido.
Diante dessa constatação dessa grave irregularidade, a reportagem manteve contato com a Triunfo Transbrasiliana e com a ANTT. A Triunfo Transbrasiliana assumiu que o trecho está com problemas, mas informou que há previsão de obras de recuperação no primeiro semestre deste ano no trecho citado.
Já a ANTT, informou que foi feita uma fiscalização no último dia 21 de janeiro e que foram constatadas “diversas patologias no pavimento, como buracos, desplacamentos e escorregamentos da massa asfáltica, com maior criticidade no trecho entre os km 192 e 193 da rodovia.
Além disso, a Agência informou que também foi constatada a execução recente da sinalização horizontal longitudinal de bordos no trecho.
Concessionária é responsável pelo trecho há mais de dez anos
Segundo consta no site da empresa, em setembro de 2014, a Triunfo Participações e Investimentos S.A. firmou contrato de compra e venda para a aquisição de 100% das quotas da empresa detentora de 100% do capital social da Transbrasiliana Concessionária de Rodovia S.A.. Dessa forma, desde 5 de janeiro de 2015, o trecho paulista da rodovia BR-153 passou a ser da Triunfo Transbrasiliana.
Usuários revoltados
O caminhoneiro João Pedro da Silva, morador de Ourinhos(SP) passa frequentemente pelo trecho e demonstra sua indignação: “A vida já não é fácil para nossa categoria e ainda pagamos pedágio há anos com a promessa que teríamos uma estrada boa. Já tive vontade de me fantasiar de palhaço na hora de passar no pedágio. E o que faz o governo?”
O representante comercial Antônio José de Oliveira, morador de São José do Rio Preto-SP, é outro que passa regulamente no trecho porque precisa visitar clientes em várias cidades. Ele também faz questão de registrar seu descontentamento: “Para quem viaja pelas rodovias estaduais e concedidas do estado de São Paulo é fácil comparar. Concessão federal é uma vergonha. Não vejo nenhuma fiscalização da ANTT mas sou obrigado a usar a estrada.”
Enquanto isso a concessionária divulga aprovação de 90% dos frequentadores da rodovia, em pesquisa realizada com 130 usuários. Em dezembro, pesquisa de satisfação realizada pela concessionária, com a participação de 130 usuários, atingiu 90% de índice de satisfação geral com a Triunfo Brasiliana, segundo notícia do site da empresa.
Vejam os esclarecimentos da ANTT e concessionária sobre o vídeo e reclamações de usuários:
Triunfo Transbrasiliana
“A concessionária Triunfo Transbrasiliana informa que estão previstas obras de recuperação do pavimento da BR-153/SP, no trecho compreendido entre os municípios de Lins e Getulina, a serem realizadas ao longo do primeiro semestre de 2026.
As intervenções integram o programa permanente de manutenção da rodovia e têm como objetivo reforçar a segurança viária, preservar a qualidade do pavimento e garantir melhores condições de trafegabilidade aos usuários que utilizam diariamente esse importante corredor regional.
Os serviços contemplarão melhorias estruturais na pista, com fresagem e recomposição do pavimento.
Mais informações podem ser obtidas na central de atendimento, que funciona 24h, sete dias por semana, no 0800 72 30 153.”
Posição da ANTT
“A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) esclarece que realiza fiscalização periódica na BR-153/SP, conforme previsto no Contrato de Concessão firmado com a Concessionária Triunfo Transbrasiliana S.A., nos termos do Edital nº 005/2007. As inspeções ocorrem de forma rotineira, com periodicidade mensal, ao longo de todo o trecho concedido, incluindo o segmento entre os municípios de Lins (SP) e Getulina (SP).
A última fiscalização no local foi realizada no dia 21 de janeiro de 2026. Na ocasião, foram identificadas diversas patologias no pavimento, como buracos, desplacamentos e escorregamentos da massa asfáltica, com maior criticidade no trecho entre os km 192 e 193 da rodovia. Também foi constatada a execução recente da sinalização horizontal longitudinal de bordos no trecho.
As irregularidades mencionadas foram observadas e serão formalizadas por meio de Termo de Registro de Ocorrência (TRO), instrumento contratual que estabelece prazo de cinco dias para a adoção das medidas corretivas cabíveis. A ANTT destaca que, embora a Concessionária realize ações corretivas pontuais, o pavimento no trecho citado apresenta degradação estrutural severa, o que demanda intervenções mais amplas.
Diante desse cenário, a Agência determinou que a Concessionária apresentasse soluções estruturais mais abrangentes. Como resposta, a Triunfo Transbrasiliana incluiu em seu planejamento a fresagem e recomposição integral do segmento, com execução prevista para o segundo semestre de 2026. A ANTT seguirá acompanhando e cobrando a efetiva implementação das medidas, conforme os instrumentos contratuais e regulatórios vigentes.”




