Imagens revelam descaso da concessionária responsável pela Transbrasiliana (BR-153)
DESCASO: Há anos que usuários da BR-153, no trecho da Triunfo, pagam pedágio e recebem isso. Foto: Arquivo pessoal

Estradas recebeu diversas reclamações de usuários que trafegam pela via; Triunfo cobra pedágio de R$10,10 (carros de passeio) e R$10,10, o eixo comercial e administra a rodovia desde 2015

Apesar de cobrar pedágio em todo o trecho da BR-153/SP sob sua administração, a Triunfo Transbrasiliana não tem cumprido seu papel de manter e conservar em bom estado de trafegabilidade a rodovia, conforme as imagens do trecho entre Lins (SP) e Getulina (SP), que a NovaTV revelou.

O Estradas tem recebido diversas denúncias de usuários que trafegam pela via e reclamam do péssimo estado de conservação entre os dois municípios. Alguns locais, há pequenos buracos na faixa de rolamento, sinalização está deficitária e muitos “remendos” malfeitos.

Vídeo recente da NovaTV mostra  a realidade da rodovia, no trecho citado. Por conta do péssimo estado, a ocorrência de acidentes graves tem sido constante.

De acordo com o contrato de concessão com o Governo Federal, por meio da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), a concessionária tem a obrigação de manter em bom estado de trafegabilidade todo o trecho concedido.

Diante dessa constatação dessa grave irregularidade, a reportagem manteve contato com a Triunfo Transbrasiliana e com a ANTT. A Triunfo Transbrasiliana assumiu que o trecho está com problemas, mas informou que há previsão de obras de recuperação no primeiro semestre deste ano no trecho citado.

Já a ANTT, informou que foi feita uma fiscalização no último dia 21 de janeiro e que foram constatadas “diversas patologias no pavimento, como buracos, desplacamentos e escorregamentos da massa asfáltica, com maior criticidade no trecho entre os km 192 e 193 da rodovia.

Além disso, a Agência informou que também foi constatada a execução recente da sinalização horizontal longitudinal de bordos no trecho.

Concessionária é responsável pelo trecho há mais de dez anos

Segundo consta no site da empresa, em setembro de 2014, a Triunfo Participações e Investimentos S.A. firmou contrato de compra e venda para a aquisição de 100% das quotas da empresa detentora de 100% do capital social da Transbrasiliana Concessionária de Rodovia S.A.. Dessa forma, desde 5 de janeiro de 2015, o trecho paulista da rodovia BR-153 passou a ser da Triunfo Transbrasiliana.

Usuários revoltados

O caminhoneiro João Pedro da Silva, morador de Ourinhos(SP) passa frequentemente pelo trecho e demonstra sua indignação: “A vida já não é fácil para nossa categoria e ainda pagamos pedágio há anos com a promessa que teríamos uma estrada boa. Já tive vontade de me fantasiar de palhaço na hora de passar no pedágio. E o que faz o governo?”

O representante comercial Antônio José de Oliveira, morador de São José do Rio Preto-SP, é outro que passa regulamente no trecho porque precisa visitar clientes em várias cidades. Ele também faz questão de registrar seu descontentamento: “Para quem viaja pelas rodovias estaduais e concedidas do estado de São Paulo é fácil comparar. Concessão federal é uma vergonha. Não vejo nenhuma fiscalização da ANTT mas sou obrigado a usar a estrada.” 

Enquanto isso a concessionária divulga aprovação de 90% dos frequentadores da rodovia, em pesquisa realizada com 130 usuários. Em dezembro, pesquisa de satisfação realizada pela concessionária, com a participação de 130 usuários, atingiu 90% de índice de satisfação geral com a Triunfo Brasiliana, segundo notícia do site da empresa.

Vejam os esclarecimentos da ANTT e concessionária sobre o vídeo e reclamações de usuários:

Triunfo Transbrasiliana

“A concessionária Triunfo Transbrasiliana informa que estão previstas obras de recuperação do pavimento da BR-153/SP, no trecho compreendido entre os municípios de Lins e Getulina, a serem realizadas ao longo do primeiro semestre de 2026.

As intervenções integram o programa permanente de manutenção da rodovia e têm como objetivo reforçar a segurança viária, preservar a qualidade do pavimento e garantir melhores condições de trafegabilidade aos usuários que utilizam diariamente esse importante corredor regional.

Os serviços contemplarão melhorias estruturais na pista, com fresagem e recomposição do pavimento.

Mais informações podem ser obtidas na central de atendimento, que funciona 24h, sete dias por semana, no 0800 72 30 153.”

Posição da ANTT

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) esclarece que realiza fiscalização periódica na BR-153/SP, conforme previsto no Contrato de Concessão firmado com a Concessionária Triunfo Transbrasiliana S.A., nos termos do Edital nº 005/2007. As inspeções ocorrem de forma rotineira, com periodicidade mensal, ao longo de todo o trecho concedido, incluindo o segmento entre os municípios de Lins (SP) e Getulina (SP).

A última fiscalização no local foi realizada no dia 21 de janeiro de 2026. Na ocasião, foram identificadas diversas patologias no pavimento, como buracos, desplacamentos e escorregamentos da massa asfáltica, com maior criticidade no trecho entre os km 192 e 193 da rodovia. Também foi constatada a execução recente da sinalização horizontal longitudinal de bordos no trecho.

As irregularidades mencionadas foram observadas e serão formalizadas por meio de Termo de Registro de Ocorrência (TRO), instrumento contratual que estabelece prazo de cinco dias para a adoção das medidas corretivas cabíveis. A ANTT destaca que, embora a Concessionária realize ações corretivas pontuais, o pavimento no trecho citado apresenta degradação estrutural severa, o que demanda intervenções mais amplas.

Diante desse cenário, a Agência determinou que a Concessionária apresentasse soluções estruturais mais abrangentes. Como resposta, a Triunfo Transbrasiliana incluiu em seu planejamento a fresagem e recomposição integral do segmento, com execução prevista para o segundo semestre de 2026. A ANTT seguirá acompanhando e cobrando a efetiva implementação das medidas, conforme os instrumentos contratuais e regulatórios vigentes.”