Implantação de rodovia entre Casimiro de Abreu e Macaé, no RJ, será concluída em 2025
MELHORIAS: Implantação de rodovia entre Casimiro de Abreu e Macaé, no RJ, será concluída em 2025. Foto: Divulgação/Ilustrativa

Trabalhos na RJ-162 garantem mais segurança com novo traçado

Os trabalhos em duas obras na RJ-162, com implantação de nove quilômetros de asfalto entre Casimiro de Abreu (RJ) e Macaé (RJ) estão em  ritmo acelerado. Conclusão deve ocorrer no primeiro semestre de 2025, de acordo com o Departamento de Estradas de Rodagem do Rio de Janeiro (DER-RJ).

Com o investimento de R$69,7 milhões, os serviços, depois de concluídos, vão garantir mais segurança aos usuários e mais fluidez ao tráfego, especialmente em trechos sinuosos que serão ajustados com o novo traçado. Com previsão de conclusão no primeiro semestre de 2025.

De acordo com o DER, as obras na RJ-162 incluem a pavimentação do trecho – atualmente de terra batida – com a reconfiguração de curvas acentuadas em pista única, um novo sistema de drenagem e sinalização, com maior capacidade de tráfego até a Ponte do Baião.

Segundo o DER, todas as etapas estão sendo realizadas de acordo com as normas ambientais e com as licenças necessárias, garantindo o respeito às áreas de proteção, como a reserva biológica localizada nas proximidades.

Obra na Ponte do Baião

Paralelamente, está sendo investido R$29 milhões na construção da Ponte do Baião, sobre o Rio Macaé. Com 12,8 metros de largura, 125 metros de comprimento e pista dupla, a ponte será essencial para garantir a fluidez do tráfego, melhorando a segurança dos motoristas.

A estrutura, feita inteiramente de concreto armado, assegura uma durabilidade de mais de 100 anos, proporcionando uma solução de longo prazo para a mobilidade local. O projeto foi cuidadosamente planejado para garantir a segurança e a durabilidade da ponte ao longo dos anos.

Localizada na Bicuda Pequena, no distrito de Cachoeiras de Macaé, a ponte será a principal via de acesso para os moradores da região, conectando a área à BR-101, uma rota estratégica para a logística da região.