Imprensa

DOMINGO É O DIA MUNDIAL EM MEMÓRIA DAS VÍTIMAS DE TRÂNSITO

Todos os dias pelo menos 140 mil pessoas morrem ou ficam feridas em acidentes de trânsito no mundo. No Brasil são quase 1.000 por dia, entre mortos e feridos

O terceiro domingo do mês de novembro foi escolhido pela ONU, em 2005, como a data dedicada a celebrar a memórias das incontáveis vítimas da violência do trânsito de todo o mundo, que incluem também parentes e amigos que não aparecem nas estatísticas.

Dia Mundial em Memória das Vítimas do Trânsito no Brasil é comemorado desde o ano de 2007, por iniciativa da ONG TRÂNSITO AMIGO. Desde então, de forma itinerante pelas principais capitais do país, eventos foram organizados.

Nas estatísticas apenas uma morte mas o impacto disso é muito maior

No Brasil, foram quase 400 mil mortos e mais de 3 milhões de feridos, nos últimos dez anos. O impacto é muito maior porque afeta milhares de famílias. Além das mortes, são cerca de 200 mil pessoas por ano com invalidez permanente. O que afeta a todos em torno da vítima.

O Brasil está assumio, pela segunda vez, como signatário da ONU que é, o compromisso de reduzir as lesões e mortes no trânsito em 50% até o ano de 2030.

Neste ano de 2021, ainda vivendo as graves consequências da pandemia da Covid-19, o movimento SOS Estradas, a ONG TRÂNSITO AMIGO e outros parceiros importantes centraram suas iniciativas nas estradas e rodovias do país.

No hotsite especialmente criado para essa data (www.diamundial.com.br) é possível encontrar mais informações e material da campanha gratuito. No www.worlddayofremembrance.org é possível saber a origem do movimento e as ações pelo mundo.

O foco dessa data não é apenas lembrar das vítimas mas também agir, conforme diz o slogan: REMEMBER, SUPPORT, ACT (Lembrar, Apoiar e Agir).

Nesse sentido, o SOS Estradas – Programa de Segurança nas Estradas, que reúne especialistas e voluntários que apoiam ações práticas e simples de redução de sinistros de trânsito, lançou no ano passado o projeto: Preservar vidas nas estradas todos os dias.

Foram campanhas mensais de conscientização, com material disponível gratuitamente, focados nos principais temas que causam os chamados “acidentes”.

Para o coordenador do SOS Estradas, Rodolfo Rizzotto, e um dos fundadores da Trânsito Amigo, o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito não pode ser uma data para ser celebrada apenas uma vez por ano. Tem que ser praticada diariamente.

“Nosso foco, além de educar com as campanhas, é exigir medidas práticas que possam contribuir para a redução da violência no trânsito. Isto inclui cobrar autoridades e defender o combate a impunidade.”

Contatos para imprensa:

Aderlei de Souza

Rodolfo Rizzotto – (21) 4042-6069