Pelo menos 80% dos acidentes de trânsito são causados por imprudência, negligência ou imperícia do motorista. Na maioria dos casos, os homens são os que mais se envolvem nos acidentes, sendo também as maiores vítimas. Só na última segunda-feira, foram registrados até seis acidentes em Teresina, totalizando uma morte e 20 feridos. Ontem, mais um acidente aconteceu na avenida Maranhão, onde um caminhão perdeu o controle e bateu num poste situado no canteiro da avenida.

De acordo com a Companhia Independente de Policiamento de Trânsito – Ciptran, só em julho foram registrados 112 acidentes com vítimas na zona urbana de Teresina e mais 165 acidentes sem vítimas. “Em junho este número foi bem maior. Foram 30 acidentes, sendo 142 com vítimas e 208 sem vítimas”, disse o tenente Gilberto, da Ciptran.

Entre as três vítimas fatais registradas em julho, duas eram do sexo masculino e uma do sexo feminino. Dos 277 veículos envolvidos em acidentes durante o mês de julho, 137 eram conduzidos por homens e somente 27 por mulheres. Os dados da Ciptran, em relação ao mês de julho, ainda revelam que a faixa etária que mais se envolve nos acidentes é a de 30 a 59 anos. Além disto, é durante os sábados que acontece o maior número de acidentes de trânsito.

De acordo com os dados do Anuário Estatístico de Acidentes do Detran-PI, as vias de Teresina onde foram registrados mais acidentes são: avenida Miguel Rosa (245 acidentes), Frei Serafim (140) e Maranhão (113). A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito – Strans aplicou um total de 68.984 multas, destas 32.159 foram aplicadas por excesso de velocidade, o que representa quase 47% do número total registrado.

Para a coordenadora do Departamento de Educação do Trânsito da Strans, Audea Lima, a sociedade ainda não encara os acidentes como crimes de trânsito, mas sim como uma fatalidade. Deve ser por isto que, segundo ela, a reação diante de um assassinato é diferente de um crime de trânsito, onde o condutor muitas vezes não é responsabilizado.

Nas rodovias federais não é diferente e a imprudência do motorista também é responsável por mais de 90% dos acidentes. A desobediência à sinalização, a falta de atenção, o desrespeito aos limites de velocidade e a ultrapassagem indevida estão entre as principais causas.