Indios Xavantes interditaram trecho da BR 070, próximo a cidade de Primavera do Leste (cerca de 250 km ao Sul de Cuiabá) na manhã de sábado, 5, exigindo pagamento de pedágio para motoristas seguirem caminho. A barreira para impedir a passagem de veículos foi feita com queima de madeira.

A interdição provocou uma fila enorme de veículos inclusive muitos caminhões parados de um lado e outro da pista. Havia uma fogueira onde queimavam madeira. Um dos líderes indígenas alegou que o motivo da interdição tem como motivo que o Brasil vejam os direitos dos índios. O líder indígena disse que “quem tiver com pressa que pague R$ 80 para passar”. Os Índios estavam armados com flechas e pintados para guerra.

Índios Xavantes interditaram mais uma vez a BR 070 para cobrar pedágio em Mato Grosso sEGUNDA FOTO- com veículos parados

A interdição do local tem sido uma constante por parte dos índios. A Polícia Rodoviária Federal já advertiu a comunidade indígena sobre o cumprimento de leis, inclusive sobre sanções que possam recair sobre os mesmos. Um dos últimos problemas ocorreu onde os índios são suspeitos de provocarem acidentes na rodovia para depois praticarem saqueamento de cargas, principalmente de caminhões frigoríficos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Você digitou um endereço de e-mail incorreto!
Por favor, digite seu nome aqui