Serviços incluem implantação de quatro rotatórias, e proporcionarão mais mobilidade, conforto e segurança aos usuários
Foi dado início em mais 28 quilômetros da duplicação da Rodovia Dona Leonor Mendes de Barros (SP-333), entre Pongaí (SP) e Guarantã (SP), do km 245 ao 273+160, na qual contempla ainda a construção de quatro novos dispositivos de acesso e retorno, nos km 253; 258; 264 e 273, respectivamente.
As obras integram o cronograma de investimentos da companhia em segurança, mobilidade e modernização da infraestrutura viária. A execução do projeto tem previsão de ser concluída em 2026. O investimento é de R$ 186,7 milhões, valores atualizados em julho deste ano.
De acordo com a concessionária responsável, com a duplicação, os usuários ganharão ainda mais segurança e conforto em seus deslocamentos.
Segundo a empresa, a SP-333 também é um importante corredor logístico, que favorece o escoamento da produção agrícola e industrial da região para todo o Brasil.
Asfalto de borracha e mais segurança
Conforme o projeto, os serviços contemplam novas faixas de rolamento e acostamento, sinalização horizontal e vertical, além de uma nova ponte sobre o Rio Feio e o alargamento e restauração da estrutura já existente.
O pavimento será feito com asfalto-borracha. O material é mais resistente ao desgaste pelo tempo, ou seja, tem maior durabilidade, além de ser ambientalmente sustentável.
Segundo a concessionária, o objetivo é preservar o meio ambiente e oferecer aos usuários as melhores condições de tráfego. O novo pavimento e a rodovia duplicada oferecerão melhores condições de trafegabilidade e segurança aos veículos.
Mais de 110 km de duplicação
Com 271 quilômetros de extensão sob concessão da Entrevias, a SP-333 está agora com obras de duplicação em 111 quilômetros, em sete trechos e 14 trevos em construção:
- Tarumã: duplicação do km 411+250 ao km 422+500 (extensão total 11,250 km) e implantação de 1 novo dispositivo no km 414+750.
- Tarumã: implantação de um trevo no km 425+250, em Tarumã
Assis/Florínea: duplicação do km 427+050 ao 444+520 (extensão total 17,470 km) e implantação de 2 novos trevo nos km 433+950 e 440+630 entre Assis e Florínea
Guarantã: duplicação entre os km 273+160 e 295+485, com 2 novos trevos. - Borborema a Pongaí do km 212+450 ao km 245, com 4 novos trevos.
- Duplicação da maior ponte do Estado de São Paulo, entre Pongaí e Novo Horizonte.
- Pongaí/Guarantã: duplicação do km 245 ao km 273+160 com 4 novos rotatórias.
Histórico de obras da SP-333
Desde que assumiu a concessão da malha rodoviária na região de Marília, em 2017, a concessionária já entregou 98,1 quilômetros duplicados da SP-333.
Cronologia:
- Em julho de 2018, foram 8,6 quilômetros de trecho urbano, em Marília, do km 314+400 ao 323.
- Em novembro de 2021, foram mais 19 quilômetros duplicados entre Júlio Mesquita e Marília, do km 295 ao km 314, que incluíram a construção de dois dispositivos nos km 299 e km 309.
- Em dezembro de 2023, a companhia entregou o maior trecho de duplicação até então, com 64 quilômetros de extensão, entre Marília e Assis, e quatorze novos dispositivos, nos kms 336+887, km 343+290, km 360+160, km 354+040, km 356+800, km 362, km 370+080, km 374, km 376+650, km381+220, km 384+800, km 391+140, km393+600 e km 400+900.
- Em fevereiro de 2024, 6,5 quilômetros de duplicação foram entregues entre os km 444+500 e km 450+900.