DUPLICAÇÃO: Iniciados os serviços da duplicação da rodovia PR-445, entre os km 8 e 18, começando pela implantação das novas pontes sobre o rio Santa Cruz e o rio Apucaraninha, segundo o DER-PR. Foto: Divulgação/DER-PR

Trecho entre os km 8 e 18 aguardava liberação do Instituto Água e Terra; previsão do DER-PR é liberar 10 km para o tráfego de veículos até o final deste ano

Iniciados os serviços da duplicação da rodovia PR-445, entre os km 8 e 18, começando pela implantação das novas pontes sobre o rio Santa Cruz e o rio Apucaraninha, de acordo com o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR), responsável pela rodovia.

Ainda de acordo com o Departamento, esses dez quilômetros aguardavam a liberação do Instituto Água e Terra (IAT), que aprovou no final de junho os estudos e relatórios de monitoramento de fauna do Departamento, permitindo o início das atividades em mais este trecho.

Segundo o DER, a PR-445 é uma das principais rodovias estaduais da região Norte do Paraná, principal saída de Londrina em direção a Curitiba, conectando as duas cidades mais populosas do Estado.

Investimentos

De acordo com o DER, a obra de duplicação dos 27,07 quilômetros recebe investimento de R$ 148 milhões, iniciando no km 0, em Mauá da Serra, no Vale do Ivaí, e indo até Lerroville, distrito de Londrina, na região Norte.

Ainda de acordo com o Departamento, a obra terá ainda um viaduto no acesso a Tamarana, duas pontes, retornos em nível, correção da geometria em curvas consideradas críticas, e restauração da pista existente.

INVESTIMENTO: Segundo o DER, a duplicação dos 27 km recebe investimento de R$ 148 milhões, iniciando no km 0, em Mauá da Serra, no Vale do Ivaí, até Lerroville, distrito de Londrina, na região Norte.  Foto: Divulgação/DER-PR

Obra

A pista nova terá duas faixas de rolamento de 3,60m cada, em sentido único, e acostamento externo de 2,50m, separada da pista atual por um canteiro central de 7m a 9m de largura e faixa de segurança de 60 centímetros de cada lado, na maior parte do trecho. No local onde não será possível o canteiro, as pistas serão separadas por barreira rígida de concreto New Jersey, com faixa de segurança interna de 1m de largura em cada lado.

Os serviços até o mês passado estavam sendo realizados entre os km 0 e 8, e do km 18 ao 27,07, com avanços na terraplenagem da plataforma da nova pista, implantação de dispositivos de drenagem e um passa fauna. Entre os km 3 e 7 já foram realizadas as camadas de revestimento asfáltico da duplicação.

Segundo o DER, cerca de 10 quilômetros devem ser liberados para o tráfego de veículos até o final deste ano, caso as condições climáticas sejam favoráveis nos próximos meses. Até o momento foram investidos R$ 9 milhões na obra.

A OBRA: A pista nova terá 2 faixas de rolamento de 3,60m cada, em sentido único, e acostamento externo de 2,50m, separada da pista atual por um canteiro central de 7m a 9m de largura e faixa de segurança de cada lado. Foto: Divulgação/DER-PR

Com informações da Ascom do DER-PR

2 COMENTÁRIOS

    • Prezada, Marli, bom dia!

      Obrigado por nos prestigiar!
      Esclarecendo, a citação “região Norte’ refere-se à localidade da cidade de Londrina, dentro do Estado do Paraná.

      Atenciosamente,
      Equipe Estradas

Comentários encerrados