Já estão em andamento as obras para a recuperação completa e modernização de um novo trecho da BR-376, entre Apucarana e Califórnia. A concessionária CCR RodoNorte, responsável pela administração da rodovia, está investindo R$ 21 milhões em obras de recuperação do pavimento, melhoria dos sistemas de drenagem das águas das chuvas, nova sinalização vertical e horizontal, e outros serviços que vão ajudar a garantir maior segurança e conforto aos motoristas que trafegam pelo local.
As obras também estão gerando 200 novos empregos. A grande maioria dos novos postos de trabalho foi ocupada por trabalhadores que residem em municípios da região Centro-Norte do Paraná. Os serviços trazem melhorias para a rodovia e ainda ajudam a aquecer a economia regional, além de representarem um acréscimo de arrecadação para as prefeituras, através do pagamento do ISS. Contudo, a realização das obras também exige atenção redobrada por parte dos motoristas. Desde o final do mês de outubro, parte do Contorno Sul de Apucarana já recebe sinalização diferenciada. O tráfego de veículos está sendo realizado pelo chamado sistema de pare e siga, durante o dia e também à noite. “É importante que todos respeitem os limites de velocidade e à sinalização existente no local. Isso é fundamental para garantir a segurança dos próprios motoristas e também dos operários que trabalham nas obras”, acrescentou o gestor de Obras e Conservação da CCR RodoNorte, Elvio Torres.
Com a realização das melhorias nos 25 quilômetros de rodovias entre Apucarana e Califórnia e dos cinco quilômetros do Contorno Sul, a concessionária conclui o processo de recuperação completa da BR-376, no trecho entre Ponta Grossa e Apucarana. Durante o último ano, a CCR RodoNorte investiu outros R$ 21 milhões para a realização das mesmas obras de melhoria entre Califórnia e Mauá da Serra.
Ecológico – Outro fator positivo relacionado à realização dessas obras está na preservação do meio ambiente. Isso porque a CCR RodoNorte utiliza em larga escala o chamado “asfalto ecológico”. Através de um processo de reaproveitamento de recursos já existentes, a concessionária utiliza a base do pavimento existente para formar uma das camadas do novo pavimento. “Esse é um procedimento muito moderno, que evita o desperdício dos recursos naturais ou outras formas de agressão ao meio ambiente. Com a utilização de máquinas modernas, de última geração, a camada de asfalto velho é triturada e passa a compor uma nova mistura que será aperfeiçoada e, posteriormente, aplicada novamente na rodovia”, explica o engenheiro Dyego Mattos da Silva, responsável pelo acompanhamento e execução das obras na BR-376.