Para evitar maiores congestionamentos, empresa de trânsito do município realizou ajustes e disponibilizou agentes

Os desvios implementados na manhã desta quinta-feira (28), em Viamão, devido às obras para construção de um viaduto no entroncamento da RS-040 com a RS-118 causaram alguns transtornos para os motoristas. No entanto, a Empresa Pública de Trânsito de Viamão (EPTV) realizou ajustes e disponibilizou 17 agentes para evitar maiores problemas, principalmente congestionamentos. A RS-040 foi bloqueada no trecho, no sentido Litoral/Porto Alegre, e GaúchaZH levou cerca de 15 minutos para percorrer o desvio por volta de 8h30min de hoje.

O diretor-presidente da EPTV, Paulo Schwartzhaupt, informou que foi decidido iniciar as obras a partir da próxima semana, para, até lá, dar tempo para que os motoristas se acostumem com os desvios, bem como realizar uma série de ajustes. Enquanto isso, 17 agentes irão orientar o trânsito. Serão realizadas apenas demarcações iniciais do trecho onde o viaduto será construído.

Preocupação para o verão

A obra tem uma previsão de um ano, e nos primeiros seis meses o bloqueio da RS-040 será apenas no sentido em direção à Capital. Nos seis meses finais, a estrada será liberada neste sentido e o bloqueio ocorrerá em direção ao Litoral. O motorista Carlos Pereira, de Gravataí, passou pelo local nesta manhã e não aprovou o desvio em direção ao município que reside. Segundo ele, houve uma maior lentidão na via. “No verão, com o movimento de ida e volta das praias, a situação vai ser pior ainda”, ressaltou Pereira.

A EPTV informou que vai tomar todas as medidas possíveis para evitar transtornos durante o período do verão. Já Lucimar de Moura, que possui um hotel na região, concordou que houve transtornos e que ainda ocorrerão outros problemas. Mas disse que as pessoas precisam ter paciência porque a obra é um benefício para todos.

“Esse viaduto vai beneficiar quem passa pela cidade, mas principalmente vai beneficar nós viamonenses. Vai trancar, vai ser difícil, mas nós temos que abraçar, temos que assumir”, disse Moura.

Ajustes

Além da decisão de retardar o início das obras, realizando apenas demarcações iniciais, a EPTV informou que o primeiro ajuste foi desligar um semáforo na RS-040, sentido Litoral/Porto Alegre, e outro em um trecho do novo desvio em direção ao município de Gravataí. Todos os trechos estão sinalizados e os pontos mais complicados estavam com agentes de trânsito orientando os motoristas. Também foram identificados alguns problemas que serão resolvidos nos próximos dias, como por exemplo, a poda de algumas árvores que dificultaram a passagem de caminhões e ônibus, bem como o conserto de alguns trechos que estavam com buracos.

Problemas

Um destes trechos com buracos é justamente a saída da RS-040 para o desvio pela Rua Mário Antunes da Veiga, uma via antes da RS-118 para quem trafega das praias para Porto Alegre. GaúchaZH também verificou que neste trecho há um gargalo porque os motoristas se deslocam em duas faixas na rodovia e ingressam no desvio em apenas uma faixa, complicando o trânsito. Antes do semáforo na estrada ser desligado, como informou a EPTV, a reportagem verificou uma lentidão de aproximadamente 800 metros na RS-040 antes do entroncamento com a RS-118. O tempo para passar pelo trecho, com os desvios, foi de aproximadamente 15 minutos no horário de pico.

Mas Schwartzhaupt disse que o congestionamento diminuiu e o trânsito teve maior fluidez depois da sinaleira ser desligada e também após outros ajustes na via. Outro problema que ele identificou e que pretende resolver nos próximos dias são os retornos realizados por caminhões nas imediações da RS-040. O objetivo é reforçar a sinalização.

Fonte: www.gauchazh.clicrbs.com.br