Poucos recursos são mais importantes em veículos automotores do que os freios. Pisar no “breque” na hora certa evita acidentes que vão desde colisões simples – daquelas que causam dores insuportáveis de cabeça para decidir quem é o culpado pelo amassado – até as graves ocorrências com feridos e mortos. Por isso, ter atenção ao funcionamento dos freios é imprescindível para a segurança dos veículos.
Os sistemas de freio basicamente consistem em discos ou tambores ligados às rodas, onde estão fixadas pastilhas ou lonas específicas. Quando o condutor aciona o freio, o sistema entra em operação por meio de um conjunto de mecanismos hidráulicos, compostos por êmbolos e pistões, que “empurram” as pastilhas em um efeito “pinça” no disco preso à roda ou as lonas no cilindro existente dentro do tambor. Isso gera atrito e diminui a velocidade do veículo.
Claro que, por funcionar pelo princípio do atrito, algumas partes do sistema de frenagem desgastam-se de forma rápida, o que deve ser observado para manter a segurança do veículo. Obviamente, além do cuidado do condutor com a manutenção de seu automóvel ou motocicleta, espera-se que estas peças apresentem qualidades como durabilidade e segurança no uso.
Pensando nisso, o Inmetro está desenvolvendo um Programa de Avaliação da Conformidade para os Materiais de Atrito Destinados ao Uso em Freios de Veículos Rodoviários, visando estabelecer requisitos mínimos para estes produtos, de forma a proporcionar um adequado grau de segurança aos usuários sem impactar de forma significativa os custos ao consumidor.
Como não poderia ser diferente, o Inmetro quer ouvir a sociedade para criar regulamentações mais eficazes e, por isso, mantém canais em que você pode dar sua opinião a fim de melhorar as regras para estes produtos. Até o dia 6 de outubro, está aberta a consulta pública para aperfeiçoamento dos requisitos de avaliação da conformidade deste produto e você está convidado a participar. Acesse o texto do documento no link abaixo:
http://www.inmetro.gov.br/legislacao/rtac/pdf/RTAC002000.pdf
Suas críticas e sugestões devem ser encaminhadas por e-mail para:[email protected] No título, use o texto “Consulta pública – Materiais de Atrito Destinados ao Uso em Freios de Veículos Rodoviários”.
Caso prefira enviar sua contribuição por escrito, anote o endereço:
Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia – Inmetro
Diretoria de Avaliação da Conformidade – Dconf
Divisão de Regulamentação Técnica e Programas de Avaliação da Conformidade – Dipac
Rua da Estrela n.º 67 – 2º andar – Rio Comprido
CEP 20.251-900 – Rio de Janeiro – RJ