Com o resultado significativo do programa de verificação das catracas eletrônicas instaladas nos ônibus de transporte coletivo realizado no ano passado em Cuiabá, pelos técnicos do Instituto de Metrologia e Qualidade do Estado de Mato Grosso (Imeq), o Instituto Nacional de Normalização, Metrologia e Qualidade Industrial (Inmetro) decidiu lançar um Programa Nacional de Certificação das Catracas Eletrônicas dos Transportes Coletivos, para a implantação da metodologia em todo o país. A reunião técnica ocorreu na última sexta-feira (13) no auditório do Imeq.

“O interesse do Inmetro é trabalhar para a confiança do consumidor, que condiz com o trabalho de qualidade desenvolvido pelo Imeq. A idéia é tomar a experiência obtida em Mato Grosso como exemplo, e expandi-la em âmbito nacional, para que o consumidor não seja lesado, com um sistema que ateste de forma que dê confiança e transparência ao usuário do transporte coletivo”, ressaltou Alfredo Lobo. Segundo Lobo o prazo para que a norma entre em vigor varia de 6 a 24 meses.

O programa será desenvolvido a partir da formação de um comitê, formado pelos técnicos do Imeq, Marluce Fanaia e João Henrique Targa de Moraes, a convite do diretor da Qualidade do Inmetro, Alfredo Lobo, que será elaborada em conjunto com profissionais do Inmetro, da Associação Brasileira das Normas Técnicas (ABNT), e de outros órgãos ligados a defesa do consumidor. Para a articulação de uma Portaria que prevê a implantação de um sistema para a certificação da conformidade nos equipamentos de bilhetagem dos ônibus, tendo como base o trabalho pioneiro, realizado pelo Imeq em Cuiabá.

O superintendente do Imeq, Jair Durigon, destaca que “o Imeq teve a oportunidade de realizar um trabalho inédito, e que encarar desafios é uma das características do Instituto. A implantação deste projeto é muito importante para a população que utiliza este meio de transporte”.

A verificação realizada durante 30 dias na capital, ocorreu em razão de uma solicitação do promotor de Justiça do Ministério Público Estadual (MPE), Alexandre Mattos Guedes, devido às reclamações recebidas pelo MPE de usuários que insatisfeitos quanto a : precisão do tempo do sistema de integração, o consumo de passes creditados nos cartões, informações de saldos e débitos, a difícil leitura do visor e a forma de utilização por parte do usuário e a informação sobre o funcionamento do sistema.

“Procuramos o Imeq para a verificação das catracas eletrônicas, para que fosse feito um teste para verificar a idoneidade do sistema, pois não existe nenhum serviço que afete tanto a sociedade, quanto o transporte coletivo. O Imeq foi pró-ativo, descobrindo a existência do problema, o que é gratificante, este trabalho é fundamental para o Ministério Público estar cumprindo o seu papel”, enfatizou Guedes. De acordo com Guedes o MPE encaminhou às secretarias de Transportes Urbanos de Cuiabá e Várzea Grande o resultado da checagem, para tomarem as medidas cabíveis para não prejudicar o consumidor até que a Portaria entre em vigor.

Estiveram presentes no evento o diretor administrativo e financeiro do Inmetro, Antônio Godinho, o superintendente de Trânsito e Transportes Urbanos de Várzea Grande, Tarciso Bassan, e o coordenador de Transportes e Rodovias da Agência de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de Mato Grosso (Ager), Wilson Hissao Ninomyia.