Agudos – O Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem) autuou ontem 8 veículos que transportavam produtos perigosos de forma irregular na rodovia Marechal Rondon (SP-300), no município de Agudos (18 quilômetros de Bauru).

No total, os técnicos do Ipem, com a ajuda do Policiamento Rodoviário de Agudos, fiscalizaram 21 veículos. Todos atuavam no transporte de cargas perigosas a granel. Trinta e oito por cento desse total, ou seja, oito veículos, foram autuados por apresentar algum tipo de irregularidade.

O índice é considerado alto pelo chefe de Divisão Técnica do Ipem regional Bauru, Luiz Antonio Brizzi. Segundo ele, a média normalmente costuma ficar em 25%.

Nos oito veículos autuados, o Ipem constatou cerca de 65 itens irregulares, entre eles pneus em mau estado de conservação, além de problemas nos sistemas de suspensão e freios.

Em média, foram encontrados 8,1 itens irregulares em cada veículo. Dos oito veículos autuados, o Ipem apreendeu quatro Certificados de Inspeção para o Transporte de Produtos Perigosos (CIPP).

A última fiscalização deste tipo realizada pelo Ipem na região foi em Jaú, no final do mês passado. Na ocasião, o órgão registrou um dos maiores índices de autuações na região este ano até então. Cerca de 34,7% do total de veículos abordados foram autuados, sendo que um deles transportava produto químico corrosivo.

O índice de 38% de veículos autuados ontem, portanto, foi superior ao registrado na última fiscalização.