Está prevista para a primeira quinzena de novembro a inauguração do posto de verificação de cronotacógrafos da regional do Instituto de Pesos e Medidas do Estado de Minas Gerais (Ipem/MG) em Uberlândia, no Triângulo Mineiro. O primeiro posto de verificação no Estado, que entrou em funcionamento no mês passado, está localizado na sede do Ipem/MG, em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).

A expectativa do gerente da regional de Uberlândia, Custódio Ferreira da Silva, é que o posto atenda uma grande demanda de serviços: “acredito que, pelas características de Uberlândia – maior centro de distribuição de comércio atacadista da América Latina e eixo rodoviário do Brasil Central por onde passam seis rodovias federais – teremos muita procura de caminhoneiros e proprietários de veículos nos quais os cronotacógrafos são obrigatórios”.

Custódio destaca ainda que este é o primeiro posto, no interior do Estado, de verificação de instrumentos metrológicos de veículos com tacógrafo, de um órgão delegado do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro).

Obrigatoriedade

Desde 1º de setembro deste ano, veículos que transportam carga perigosa nas estradas brasileiras devem apresentar o certificado de verificação do cronotacógrafo ao realizarem as inspeções periódicas nos Institutos de Pesos e Medidas de cada estado ou nos organismos acreditados pelo Inmetro. Para realizar a verificação, o proprietário do veículo deve procurar uma oficina da rede cadastrada pelo Inmetro e providenciar a selagem do instrumento. No caso de Minas Gerais, a relação das oficinas está disponível no site: http://cicma.inmetro.rs.gov.br/cronotacografo.

Depois de selado, o cronotacógrafo deverá ser submetido a ensaio nos postos indicados pelos Ipems ou nos próprios Institutos que já possuem o posto em funcionamento – como é o caso do Ipem/MG. O Inmetro já possui 14 postos instalados em todo o país e 270 oficinas cadastradas para a selagem. Até o fim do ano, serão instalados mais 72 postos e cadastradas outras 130 oficinas.

Cronograma de verificações

A verificação metrológica do cronotacógrafo é obrigatória por lei e o certificado, fornecido pelo Inmetro, terá validade de dois anos. O objetivo é comprovar o funcionamento correto do instrumento, que registra a velocidade, o tempo e a distância percorrida. Veículos de carga com peso bruto acima de 4.536 quilos e de passageiros com mais de 10 lugares são obrigados pelo Código de Trânsito Brasileiro a ter cronotacógrafo. Para atender à exigência de verificação em todos os tipos de veículos, o Inmetro criou um cronograma. O prazo para veículos escolares vai até 31 de outubro desse ano; para veículos de passageiros, até 31 de dezembro; e para veículos de carga em geral, até 31 de dezembro de 2010.