De acordo com a executivo da empresa, são dois mil avisos de sinistros que chegam diariamente para análise
Divulgada na última segunda-feira (14), a entrevista concedida por Iran Porto, Diretor de Operações e TI da Seguradora Líder, a Rodolfo Rizzotto, coordenador do SOS Estradas, destacou a operação complexa do Seguro DVPAT, que, anualmente, registra cerca de 600 mil pedidos de indenização por ano. “O nosso volume de avisos é expressivo. Recebemos, diariamente, em torno de dois mil avisos de sinistros para analisar, regular e definir pelo pagamento ou não daquela indenização”, explicou o executivo.
Na ocasião, Iran Porto também reforçou o papel social do seguro e a importância de oferecer uma estrutura diversificada e capilarizada para atender a um país de dimensões continentais de forma simples, ágil e humana.
“É preciso ter uma estrutura de atendimento muito capilarizada. Porque você pode ter um acidente no interior do Ceará ou no centro de São Paulo. Precisamos ter uma estrutura que responda a isso. A pessoa não deve ter dificuldade para recorrer a um seguro obrigatório e social, como o DPVAT”, afirma Iran, que complementa ainda explicando que reforça a importância de uma estrutura para dar vazão, de forma muito rápida, a toda vez que alguém precisa do Seguro. “Não posso atender uma vítima de acidente de trânsito, que já está passando por um momento delicado na sua vida, e colocá-la dentro de um processo que vai demorar 100 dias para pagar uma indenização, fazendo com que ela tenha mais chateação e mais desconforto do que ela já teve quando teve o infortúnio de um acidente de trânsito. Temos o desafio de dar ao beneficiário canais fáceis de atendimento e, do nosso lado, contar com uma estrutura de tecnologia e de processos que permita que o pagamento aconteça de forma cada vez mais rápida”, destacou.
Vale ressaltar que, em 2017, o tempo médio para pagamento de indenizações era de mais de 70 dias. Agora, com o investimento na melhoria de processos e foco no cliente, mesmo com a pandemia, o prazo está em cerca de 23 dias.
Outro ponto abordado foi a simplificação da documentação exigida para dar entrada no pedido de indenização. “Nos últimos tempos, fomos atuando, do ponto de vista de tecnologia, para mitigar fraudes e, na contrapartida, fomos diminuindo as exigências de documentos para os usuários (…) para que o beneficiário não tenha dificuldade em obtê-los. Hoje, basicamente, dependendo de cada cobertura, ele vai precisar do seu documento de identidade ou da vítima e o boletim de ocorrência do acidente”, afirma o executivo.
Iran ressaltou também a importância do investimento em tecnologias para auxiliar na jornada do cliente, o que também contribui para análise e pagamento cada vez mais rápidos: “A gente disponibilizou o atendimento telefônico para o aviso de sinistro e o aplicativo, canal no qual investimos bastante no último ano. Esse canal respondia por cerca de 3% dos nossos avisos de sinistros totais e hoje passamos da casa dos 10%”.
O executivo da Líder ressalta, ainda, o caráter social do Seguro: “O nosso maior público está nas classes C, D e E. São pessoas para quem a importância segurada, ou seja, o valor de até R$ 13.500, faz uma diferença muito grande na vida. Se você considerar o ano, estamos falando de um salário-mínimo por mês que a pessoa recebe”.
Na entrevista, Rodolfo Rizzotto elogiou a iniciativa do “Painel DPVAT”, noticiado na 154ª edição da newsletter “Líder Informa”. Sobre o tema, Iran Porto afirmou que as estatísticas disponibilizadas pela Companhia são fundamentais para a sociedade brasileira e para a construção de políticas públicas eficientes. “Temos uma responsabilidade social com o que a gente faz aqui na Líder. Estamos operando o Seguro DPVAT há vários anos e temos uma enormidade de dados sobre acidentes de trânsito. A gente entende que podemos contribuir para diminuir a quantidade de acidentes de trânsito e, consequentemente, a quantidade de vítimas fatais. O portal foi um grande marco dessa utilização dos dados de forma mais estruturada e pública para a sociedade”, afirmou.
Assista abaixo a entrevista completa. Ela também está disponível no canal do SOS Estradas no YouTube.
Fonte: Seguradora Líder
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