A lei estadual que isenta do pagamento de pedágio os veículos emplacados nas cidades onde há praças de cobrança, e sancionada pelo governador Roberto Requião, vai entrar em vigor a partir da publicação no Diário Oficial do Estado, o que deve ocorrer nos próximos dias. Segundo o DER, para ter direito a isenção, basta ao motorista apresentar na cabine de pedágio o documento do veículo que comprova o local do emplacamento.

A lei foi bem recebida na quinta-feira (16) pela população de São José dos Pinhais, um dos 27 municípios do Paraná beneficiados pela medida. Moradores, comerciantes, autônomos e caminhoneiros da cidade, na Região Metropolitana de Curitiba, foram unânimes ao comemorar a isenção. São cerca de 87 mil veículos emplacados na cidade e que poderão utilizar a BR-277 no sentido do Litoral sem pagar pedágio.

O caminhoneiro Adolar Mocellin é um deles. O transportador contou que a isenção deve trazer uma economia de mais de 30% por viagem. Mocellin chega a fazer três viagens em um dia até o Litoral. “Com a aplicação dessa lei, a nossa despesa cai consideravelmente. Acho que teria uma economia em torno de 30% e com ela investir em manutenção e equipamentos e outros fatores”, analisou.

Outro motorista de caminhão, José Pereira da Silva acredita que a isenção vai aumentar a procura por seus serviços e deve causar a queda dos preços de diversos produtos transportados pelas rodovias pedagiadas. “Às vezes deixamos de atender por conta da tarifa. Com a isenção, quem sabe até os produtos possam ter o valor reduzido e isso beneficiará a todos”, disse.

A expectativa dos transportadores pode ser observada também entre os comerciantes que trabalham às margens da BR-277, que liga Curitiba ao Litoral. O proprietário de uma auto-elétrica disse que, sem a cobrança da tarifa, vai poder atender clientes que moram depois da praça de pedágio.

“A isenção ajudará bastante, principalmente para atender as solicitações das regiões depois do pedágio. Certamente essa economia vai favorecer meu orçamento profissional e pessoal”, avaliou Paulo Roberto Seixas. “Com isso, todo o comércio da região se beneficia, pois aumenta o movimento local”, completou o comerciante.

Novos clientes é o que espera também o proprietário de uma farmácia que fica nas proximidades da BR-277. Luciano Ferreira da Silva administra o estabelecimento com sua família e está bastante animado com a possibilidade de aumentar suas vendas. “O movimento do comércio é prejudicado com a taxa. A aprovação da lei veio a calhar. Vai sobrar um pouco mais de dinheiro para a população da região e, com isso, certamente as pessoas poderão visitar mais o litoral”, previu.

A mãe de Luciano, que também gerencia a farmácia, é mais dura em relação ao pedágio. Para ela o preço é “um absurdo sem cabimento” que trouxe reflexos negativos para os comerciantes da BR-277. “A implantação do pedágio teve um impacto ruim, tanto é que diminuiu a procura pelo nosso comércio porque as pessoas começaram a procurar caminhos alternativos”, salientou Juraci Pedro da Silva, que está no ponto há 26 anos.

A isenção deve beneficiar os proprietários de mais de 430 mil veículos – o equivalente a 11% dos 3,8 milhões de automóveis registrados no Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) – emplacados em 27 municípios onde estão instaladas praças de pedágio. O benefício só vale para a cidade que consta na placa do carro.

As 27 praças de pedágio administradas pelas seis concessionárias que administram 2,5 mil quilômetros de rodovias federais e estaduais arrecadaram cerca de R$ 750 milhões em 2006, segundo o Departamento de Estradas de Rodagem (DER), um valor considerado alto demais pelo governo do Paraná.