FORÇA NATURAL: A IVECO é a primeira montadora da Argentina a ter o certificado de homologação para fabricar caminhões movidos a gás natural comprimido (GNC), com a licença (LCM - Model Configuration License) para o Tector 160E21, e, com isso, lançou a linha "Natural Power". Fotos: Divulgação

De acordo com a montadora, certificação autoriza a fabricação do modelo Tector GNC em Córdoba

A IVECO, marca da CNH Industrial, é a primeira montadora da Argentina a ter o certificado de homologação para fabricar caminhões movidos a gás natural comprimido (GNC), com a licença (LCM – Model Configuration License) para o Tector 160E21, e lança sua linha “Natural Power”.

De acordo com a empresa, a partir de agora, a IVECO está capacitada para fabricar seu novo Tector GNC. “Com uma história de mais de 20 anos desenvolvendo e comercializando veículos movidos a energia limpa na Europa, estamos orgulhosos de poder aplicar essa experiência e tecnologia na Argentina, um país com um grande potencial em termos de desenvolvimento de energia”, afirmou Márcio Querichelli, líder da IVECO na América do Sul.

Nova configuração

Ainda de acordo com a IVECO, a nova configuração do produto traz desempenho equivalente aos caminhões movidos a diesel, com menor emissão de gases poluentes e de ruído, e também terá uma redução de custos de até dois terços em relação aos modelos movidos a combustíveis fósseis. 

TANQUE: O veículo possui seis tanques de GNC, cada um com 80 litros de volume, o que permite um alcance de aproximadamente 300 quilômetros de autonomia, oferecendo potência e um baixo nível de emissões gasosas e sonoras.

“O Tector GNC será uma das inovações de produção em nosso Polo Industrial em Ferreyra, na província de Córdoba, que retomará as atividades em agosto. Esta novidade acompanhará toda a nossa linha fabricada na Argentina, variando de veículos médios a caminhões extra-pesados”, disse Querichelli. 

Segundo a IVECO, o caminhão será o primeiro integrante da linha “Natural Power” a ser produzido no país sul-americano. A versão 160E21 tem tração 4×2 e é impulsionada pelo motor NEF 6, ciclo OTTO da FPT Industrial, com 210 hp e 750 Nm de torque. 

“Nossos especialistas realizaram uma série de testes exaustivos para obter a certificação e alcançar o objetivo final de fabricar o primeiro caminhão movido a GNC na Argentina. Essa foi uma conquista importante para a marca que contribuirá para o desenvolvimento do país e da região no que diz respeito à sustentabilidade e preservação do meio ambiente”, finalizou Querichelli. 

Maior autonomia

De acordo com a montadora, o veículo possui seis tanques de GNC, cada um com 80 litros de volume, o que permite um alcance de aproximadamente 300 quilômetros de autonomia, oferecendo potência e um baixo nível de emissões gasosas e sonoras.

Ainda de acordo com a empresa, além disso, possui suspensão parabólica dianteira, caixa de câmbio mecânica de seis marchas e banco do motorista com suspensão pneumática. Destaque ainda para o interior moderno e ergonômico com a alavanca de transmissão integrada ao painel. Mais informações, visite www.IVECO.com.br e www.cnhindustrial.com

Fonte: Assessoria de imprensa da IVECO