O número de feridos no acidente entre um ônibus e um caminhão, na noite da ultima quarta-feira (10), na BR-101, em Gamelerira, na Zona da Mata Sul de Pernambuco, já soma 23. O número total de feridos ainda não foi confirmado.
Dezessete pessoas estão internadas no Hospital da Restauração (HR), no Recife. Outra está no Hospital Getúlio Vargas (HGV), também no Recife. Mais três foram levadas para o Hospital de Ribeirão e duas para o Regional do Agreste (HRA), em Caruaru.
No HR, estão internados Genifer Baltazar da Silva, 21 anos; Lucélia Clébia Leitão Barros, 30; Rosângela Maria da Silva, 28; Cielda Moura da Silva, 33; Soraia Cacimiro da Silva, idade não apurada; Aline Nancyr Ferreira, 21; Ana Paula Jatobá Oliveira, 23; Ane Kelly de Lima, 23; Claudislane de Lima Silva, 19; Fernando Domingos da Silva, 30; Glauco Paulino Bezerra Silva, 27; Júlia Noriele da Silva Borges, 18; Eraldo Marinho dos Santos, 50 (motorista do caminhão); Elza Maria Freire Xavier, 15 anos; Darlan Jadson da Silva, idade não apurada; Isoleide Oliveira Pontes, 26; e José Arnaldo da Silva, 22.
O estado de saúde Genifer Baltazar da Silva e Lucélia Clébia dos Santos é bastante grave. Elas foram atendidas inicialmente no HGV, mas foram transferidas para o HR por falta de neurocirurgião na unidade. Brena Rafaela Cavalcanti do Carmo, 20 anos, continua no HGV.
No Hospital de Ribeirão, Tiago Silva Bezerra, 19 anos, foi atendido e já recebeu alta. Continuam internadas lá Maria Viviane da Silva e Danilo Mendes de Oliveira. No HRA, em Caruaru, estão internadas Gislaine Cristine de Paula Francisco, 20; e Josineide Avelina, que foi trnasferida de Palmares.
Dos dez mortos, dois ainda faltem ser identificados. Os mortos confirmados são os seguintes: Léia Maria da Silva, 25 anos; Kelly Poliana Ferreira Alves, 23; Josefa Ferreira da Silva, 30; Mayara Milena Marques Santos, 19; Giselle Cristina de Paula Francisco, 19; Iris Flaviana Lins de Souza, 20; Luciano dos Santos Franco Ferreira Lins, 37 anos (motorista do ônibus); e Jocélia Carlos Leitão Barros, de idade ainda não apurada.
O delegado Emanuel Vitor do Nascimento, responsável pelo plantão na Delegacia Regional de Palmares, informou que sete pessoas faleceram no local do acidente. Dois morreram a caminho do Hospital de Ribeirão e um faleceu no Hospital de Palmares, que recebeu parte das vítimas.
De acordo com a Polícia Rodoviária Federal o acidente aconteceu porque o motorista tentou fazer uma ultrapassagem indevida, batendo em um caminhão que carregava garrafas de água sanitária.
O ônibus transportava 35 universitários da Faculdade de Formação de Professores da Mata Sul (Famasul) que viajavam de Palmares para Ribeirão, onde moravam.
TRANSPORTE PÚBLICO
O ônibus que transportava a maioria das vítimas era alugado pela Prefeitura de Ribeirão, cidade onde moravam os estudantes.
O prefeito do município, Clóvis Paiva, informou à reportagem da Globo Nordeste que a prefeitura paga o aluguel de dois ônibus para transportar, diariamente, estudantes que residem na cidade até a Faculdade de Formação de Professores da Mata Sul (Famasul), onde eles estudam. A viagem entre os dois municípios dura em média 40 minutos. Os ônibus fazem o trajeto todas as noites.
Para Clóvis Paiva, o acidente poderia ter sido ainda mais grave. Segundo ele, a freqüência dos alunos na noite desta quarta-feira (10) foi menor do que o normal, devido a uma festa pela comemoração dos 80 anos da emancipação de Gameleira. O aniversário da cidade é comemorado nesta quinta (11). Muitos estudantes faltaram às aulas da quarta para participar dos festejos.
A diretora da Famasul, professora Edilene Cavalcanti, disse à Globo Nordeste que muitos estudantes de municípios vizinhos a Palmares estudam na faculdade.
A maioria viaja todos os dias até a unidade de ensino em ônibus disponibilizados pelas respectivas Prefeituras. Ao todo, segundo Edilene, a Famasul recebe diariamente 54 ônibus de cidades da região, levando às aulas os estudantes que moram longe. O acidente vai ser investigado pela Delegacia de Gameleira.