A companhia de carros de luxo Jaguar anunciou um recall de quase 18 mil carros devido a um problema no cruise control, sistema que mantém a velocidade de condução de um veículo previamente programada.
A análise identificou que em algumas circunstâncias o cruise control não desligava. O problema foi descoberto por um funcionário da empresa, quando dirigia seu carro. Para conseguir desativar o sistema, segundo carta enviada pelo fabricante aos proprietários, uma alternativa é desligar o veículo na ignição e depois ligar novamente. O defeito foi encontrado nos modelos X-type de 2006 a 2010. O mesmo problema está sendo detectado em outros modelos de outras marcas.
O problema afetou modelos 2.2, convocando um total de 17.678 mil carros do Reino Unido. De acordo com um porta-voz da companhia nenhum consumidor foi afetado até o momento e não houve acidentes.
Foram vendidos 350 mil X-Types em oito anos. Em janeiro, a Jaguar disse que poderá lançar um novo X-Type para competir com a BMW-3 Series. O modelo deve ser vendido em 2014.
Não é a primeira vez que a Jaguar faz um recall. Entre os países que fizeram convocações de de carros da marca neste ano estão o Brasil e os Estados Unidos. No mercado nacional, a importadora já fez recall de dez unidades do Jaguar XF, devido a uma possibilidade do modelo apresentar corroção prematura do tubo de direção assistida. Nos EUA, a foram mais de 6 mil veículos para recall – modelos XF e XK fabricados em 2010 apresentaram problemas nas mangueiras da direção hidráulica.
Ainda não há informações se algum dos veículos vendidos no Brasil podem fazer parte desta convocação.
Início Notícias