A cidade de Jaraguá do Sul registrou 12 vítimas fatais em função das fortes enxurradas desde a última sexta-feira. Do total de mortes, nove decorreram de um desmoronamento por volta das 2h30 desta segunda-feira, no bairro Barra do Rio Cerro, onde duas casas e duas revendas de automóveis foram soterradas, de acordo com a prefeitura da cidade.
Segundo a Defesa Civil, cerca de quatro mil famílias foram atingidas diretamente pelas chuvas, provocando a perda total de 15 moradias.
A SC-416, próxima ao km 30, ficou bloqueada após o desmoronamento de um morro vizinho à rodovia. Como a metereologia prevê mais chuvas até esta quarta-feira, o prefeito da cidade, Moacir Bertoldi, alertou a população para buscar áreas de segurança.
“Temos que preservar vidas neste momento. Pedimos aos moradores de encostas que deixem suas casas e se abriguem em residências de amigos ou parentes”, orientou o prefeito.
O secretário de Saúde de Jaraguá do Sul, Sérgio Ferrazza, aconselhou que todas as pessoas expostas ao contato com a água de enxurradas se dirigissem a um posto de saúde para tomar vacina contra a leptospirose, doença transmitida principalmente pela água de enchentes através da urina de roedores.