O acidente ocorrido no Rio Grande do Sul, em que jovens viajavam numa excursão escolar para visitar um parque aquático,revela que os estudantes não usam cinto de segurança.

A Colisão deixou 10 pessoas feridas na BR-472, entre Santo Cristo e Santa Rosa. Uma jovem ficou em estado grave.

Segundo a matéria publicada hoje no jornal Zero Hora, a descrição da situação por um dos estudantes demonstra a falta de fiscalização e preparo das escolas no transporte de estudantes.

Diz a matéria da ZH:
Norberto Lucas, 21 anos, acompanhava os amigos na excursão para o parque aquático Lago Azul, em Santo Cristo, na Região Noroeste, na manhã de quinta-feira, quando o ônibus em que eles estavam colidiu contra um Prisma. No choque, 10 pessoas ficaram feridas, entre alunos, funcionários e professores da da Escola Municipal Duque de Caxias, de Palmeira das Missões.

Em entrevista a Zerohora.com, o jovem conta como ocorreu o acidente a afirma que os 22 passageiros — a maioria estudantes da 8ª série — ficaram desesperados para deixar o veículo. Leia trechos da entrevista.

zh.com — Logo após o acidente, o cenário dentro do ônibus era de pânico?
Lucas Norberto_ Com certeza, todo mundo estava muito nervoso e preocupado, desesperados para sair lá de dentro. Começamos a levantar e achar formas de sair do ônibus, abrimos então duas janelas, através da alavanca de emergência. Olhei para trás e vi no banco, atrás do meu, uma menina caída, já inconsciente e muito sangue.

zh.com — Você ajudou a socorrê-la?
Lucas Norberto_ Eu e outros garotos tiramos ela de dentro do ônibus e a colocamos no asfalto, para aguardar a ambulância, que chegou em seguida. Uns ajudaram os outros a saírem, estava todo mundo preocupado.

zh.com — Vocês estavam usando cinto de segurança?
Lucas Norberto_ A maior parte de nós estava sem cinto. Eu estava sem sinto.

zh.com — E agora pretendem, futuramente, realizar o passeio?
Lucas Norberto _ Não sei se vamos fazer isso. Nossa preocupação agora é com nossa amiga que está internada em estado grave.

O acidente

A colisão entre dois caminhões, um ônibus e uma Parati deixou pelo menos 10 pessoas feridas na manhã desta quinta-feira, no km 182 da BR-472. O veículo escolar transportava 22 pessoas, entre pais, professores e alunos da 8ª série do Ensino Fundamental da Escola Municipal Duque de Caxias, de Palmeira das Missões, para Lago Azul Parque Aquático, para marcar o encerramento das aulas.

A adolescente Josiane Bandeira da Silva, 14 anos, ficou gravemente ferida e está na UTI do Hospital Vida e Saúde, em Santa Rosa.