Em uma semana, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) registrou dois incêndios, na BR-324, em automóveis que utilizavam gás como combustível. Ontem de manhã, uma kombi carregada de frutas foi destruída pelo fogo dentro do posto da rodovia, logo após abastecer o cilindro com gás natural veicular (GNV). Oito dias antes, um táxi pegou fogo nas proximidades da Jaqueira do Carneiro.
Sem estatísticas oficiais sobre o número de acidentes desde tipo, motoristas desconhecem os riscos que correm ao instalar o kit gás de forma irregular e por não realizar as inspeções anuais recomendadas. Funcionários de postos de combustível também estão expostos. E mais, órgãos de fiscalização de trânsito não possuem subsídios para conhecer a realidade sobre as ocorrências e por que elas acontecem.
Em toda a Bahia, da frota de 1,7 milhão de veículos, cerca de 45 mil utilizam o GNV. Segundo a PRF, embora a kombi carregasse o cilindro de gás, o motorista não tinha a documentação necessária emitida pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran). Cabe ao órgão a emissão da autorização para instalação e remoção do GNV, além da regularização do documento do veículo. Anualmente, o carro deve ser inspecionado em locais credenciados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normatização e Qualidade Industrial (Inmetro), a um custo entre R$80 e R$100.
“Ficamos com a parte administrativa”, declarou o perito do Detran, Domingos Lemos. Tanto o órgão estadual como a Superintendência de Engenharia de Tráfego (SET) não dispõem de dados sobre os acidentes que envolvem veículos movidos a gás. O Detran, através da assessoria de comunicação, informou que tem realizado blitze nos veículos. Comerciantes que vendem e instalam o kit gás sugerem fiscalizações também nos pontos de abastecimento.
Ações deste tipo poderiam ter evitado, por exemplo, a explosão que feriu três pessoas em setembro de 2006. O veículo rodava com gás há sete anos sem inspeção alguma. Outra possibilidade apontada pelos comerciantes seria a exigência, nos postos de combustível, do selo comprovando a inspeção anual, necessária para verificação do kit e da situação geral do veículo.