Nas duas primeiras semanas da implantação da Lei Seca, o Setor de Perícia do Departamento Estadual de Trânsito verificou que houve uma redução de 30% no número de acidentes. Em outras capitais brasileiras o percentual chega a mais de 50%, a exemplo de São Paulo. Nos próximos meses, a direção do Detran deverá fazer uma campanha educativa com a população, mostrando a importância da legislação, que foi uma das saídas encontradas pelo Departamento Nacional de Trânsito para reduzir drasticamente os acidentes.

De acordo com o chefe da Perícia do Detran, Sérgio Ronaldo, antes da aplicação da lei ocorria uma média de 10 a 12 acidentes por dia. Atualmente, esse índice está em torno de sete a oito. Ele explica que esse resultado mostra o rigor com que está sendo feita a fiscalização, bem como a mudança de comportamento dos motoristas, que estão mais atentos e agindo com cautela.


Uma pesquisa mais abrangente será realizada pelo Detran, que dentro de três meses irá mostrar como têm se comportado os condutores de veículos e os números de acidentes que ocorreram no trimestre com a vigência da Lei Seca. Dados divulgados pelo Ministério da Saúde mostram que as operações de resgates em boa parte do Brasil foram reduzidas.

Com a implantação da Lei Seca, os motoristas ficaram proibidos de beber qualquer quantidade de álcool.