Corpo de Bombeiros, Pelotão de Trânsito do 18º Batalhão da Polícia Militar e posto da Polícia Rodoviária Estadual são unânimes em afirmar que houve uma redução significativa no número de acidentes em Cornélio Procópio depois da implantação da Lei Seca. Em entrevista concedida ao site de notícias Agora Cornélio, o comandante do Corpo de Bombeiros, capitão Fábio Azevedo, disse que essa redução representa economia para o Estado na área de saúde. Ele espera que os deputados e senadores resistam às pressões de lobis que defendem o fim da Lei Seca, porque a mesma prejudica poucos, mas beneficia muitos. Apesar do rigor da Lei, há deficiências no cumprimento dela em Cornélio Procópio, uma vez que só há um bafômetro para medir o grau de alcoolismo nos motoristas flagrados. Capitão Azevedo disse que a redução nos casos de acidentes tem sido comemorada pelos bombeiros que assim podem prestar melhor atendimento aos pacientes nas chamadas de emergência.
Por sua vez, o delegado-adjunto da 11ª Subdivisão Policial de Cornélio Procópio, Dr. Jonas Eduardo Peixoto do Amaral, lembra que uma vez constatada a infração por ingestão de bebidas alcoólicas, o motorista infrator é imediatamente encaminhado para a delegacia e autuado em flagrante. Nos casos de embriagues ao volante, a prisão é de seis meses a três anos. Além disso, quem for pego dirigindo depois de beber, além da multa de R$ 955, vai perder a carteira de motorista por 12 meses. Recentemente, o Ministério da Saúde informou que caíram em 24% as operações de resgate em todo o país nos primeiros 20 dias após a vigência da Lei Seca, que entrou em vigor em 20 de junho. Foram levados em conta apenas 14 das 144 unidades do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência. As capitais campeãs em mortes não estão na lista.
TRILHA DO FOGO – Edição deste ano da “Trilha do Fogo” será realizada dias 16 e 17 de agosto. A afirmação é do comandante do Corpo de Bombeiros de Cornélio Procópio, capitão Fábio Azevedo. Ele adiantou que a comunidade interessada poderá acompanhar de perto as ocorrências vivenciadas pelos bombeiros. O edital com todas as regras para participação da comunidade na “Trilha do Fogo” já está disponível na sede do Corpo de Bombeiros que, em Cornélio Procópio foi implantado durante a gestão do prefeito Oswaldo Trevisan. Em entrevista concedida ao site de notícias Agora Cornélio, o capitão Fábio Azevedo agradeceu o apoio recebido da população procopense. Segundo ele, esse apoio é gratificante e aumenta mais ainda a responsabilidade dos bombeiros em seu trabalho diário de ajudar as pessoas. A maioria da população reconhece o trabalho dos bombeiros no resgate às vítimas de afogamento, pessoas envolvidas em acidentes de trânsito e de combate a incêndios.
QUEIMADAS – O tempo seco tem levado ao aumento de queimadas na região de Cornélio Procópio, principalmente às margens das rodovias BR-369 e PR-160. Segundo o comandante do Corpo de Bombeiros, capitão Fábio Azevedo, cresceu muito o número de queimadas nesses últimos dias em Cornélio Procópio e região. Ele pede mais atenção aos agricultores para realizar as queimadas em suas propriedades, pois nesta época os incêndios se propagam com mais facilidade, principalmente em mato seco. O Corpo de Bombeiros mantêm uma equipe de plantão justamente para atender as queimadas do dia-a-dia que insistem em ocorrer em nossa cidade e região. “A nossa preocupação é constante para evitar riscos à comunidade por causa das eventuais queimadas que ocorrem na cidade e região”, observou.