Dezenas de pessoas participaram na manhã de ontem do terceiro leilão promovido pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran) no ano. O evento foi realizado em um pátio localizado no bairro Seis de Agosto e estavam disponíveis para compra 28 motocicletas e 11 carros.
Todos os veículos disponíveis no leilão haviam sido apreendidos pelos órgãos de trânsito pelo fato de não estarem com a documentação em dia. Entre os meios de transportes disponíveis estavam caminhonetes, carros de passeios como um Fiat Siena 97/98 e outros.
Entre os interessados em arrematar alguns veículos estava o estudante de medicina Willy André Campos, 23. Ele explicou que seu pai compra e vende veículos em Goiás e por isso foi até o local no intuito de adquirir alguns automóveis para serem revendidos em outro Estado.
Antes de arrematar qualquer automóvel, ele diz que é necessário que as pessoas tomem alguns cuidados, como verificar na Polícia Rodoviária Federal (PRF) se o veículo tem multas. “Isso porque não é permitido que façamos testes em carros que estão sendo leiloados”, destaca.
Segundo Tadeu de Oliveira Braga, da gerência de Leilões do Detran, o objetivo dos leilões é baixar valores que estão em débito com o departamento, já que muitos carros estão com multas superiores ao valor do bem, fazendo com que o proprietário prefira não pegar o veículo novamente.
Ao término do leilão, foram arrecadados mais de R$ 53 mil. O montante será usado para quitar débitos com licenciamento, seguro obrigatório, IPVA e para cobrir os gastos com o Departamento de Trânsito. Somente uma moto, entre os veículos em leilão, não foi arrematada.
“Normalmente a procura pelos veículos levados a leilão é grande, pois muitas pessoas aproveitam a oportunidade para comprar automóveis com um preço inferior ao que é comercializado no mercado. Além disso, todos os carros e motos são vendidos com a situação em dia com o Detran”, pontua Tadeu.