
Processo deve transferir 460 km de rodovias, incluindo trechos administrados pela ViaOeste e outros pelo DER; pedágio deve custar entre R$2,49 e R$8,93
A partir das 16h desta quarta-feira (30), na B3, antiga Bolsa de Valores, em São Paulo 9SP), acontece mais um leilão apra a transferência de 460 quilômetros de rodovias na região de Sorocaba (SP), chamado de Rota Sorocabana.
De acordo com o projeto, projeto da Rota Sorocabana ,o leilão faz parte dos 1.800 quilômetros de rodovias qualificadas no Programa de Parcerias de Investimentos do Estado de São Paulo (PPI-SP).
Segundo o governo de São Paulo, a ideia é fazer a concessão de trechos rurais operados atualmente pela CCR ViaOeste e incluir estradas sob gestão do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de São Paulo (DER-SP). O investimento é de R$ 8,8 bilhões.
O edital de concessão abrange 460 quilômetros de rodovias localizadas na região sudoeste de São Paulo. A concessão inclui 12 rodovias e vai beneficiar 17 municípios paulistas com investimentos em duplicação de vias, implantação de faixas adicionais, novas passarelas, acostamentos e pontos de ônibus nas marginais da rodovia.
Municípios abrangidos
As obras e investimentos vão beneficiar 17 cidades: Alumínio, Araçariguama, Araçoiaba da Serra, Cotia, Ibiúna, Itu, Juquiá, Mairinque, Piedade, Pilar do Sul, Salto de Pirapora, São Miguel Arcanjo, São Roque, Sorocaba, Tapiraí, Vargem Grande Paulista e Votorantim.
A nova concessão incorpora trechos atualmente administrados pela ViaOeste, cuja concessão se encerra em março de 2025, e outros administrados pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER).
Dentre as melhorias previstas, está a conclusão da duplicação da rodovia Bunjiro Nakao (SP-250), nos trechos entre Vargem Grande (SP) e Ibiúna (SP) e de Ibiúna (SP) até Piedade (SP). Em Sorocaba (SP), a mesma via deve receber uma correção de traçado, que vai possibilitar mais segurança.
A rodovia João Leme dos Santos (SP-264) também vai ganhar duplicação no trecho de salto do Pirapora. Na região de Sorocaba (SP), a rodovia Raposo Tavares (SP-270) ganhará faixas adicionais, assim como no trecho de ultrapassagem entre Piedade e São Miguel Arcanjo da rodovia Antunes Soares (SP-079). No local, transitam muitos caminhões carregando eucalipto, o que dificulta o trânsito em via simples. A rodovia SP-075 (conhecida como Castelinho) em Sorocaba (SP), também irá receber mais uma faixa entre os quilômetros 0 e 6,5. Assim como na Castello Branco (SP-280), entre os quilômetros 54 e 79.
O projeto Rota Sorocabana vai realizar intervenções na rodovia Antunes Soares (SP-079), que liga Salto a Juquiá. O objetivo é deixar o trecho de serra, entre Tapiraí e Juquiá, mais seguro para o motorista descer para o litoral sul de São Paulo. A via é pouco utilizada pelos motoristas em razão da falta de faixas para acostamentos e trechos de muitas curvas.
A concessão vai permitir a construção de faixas adicionais na subida, acostamento, rampa de escape e melhorias na iluminação. No trecho, também será construído um contorno na cidade de Juquiá (SP), no trecho urbano da rodovias SP-079, que faz ligação com a rodovia Régis Bittencourt (BR-116).
Justiça tarifária
A concessão contará com pórticos do Sistema Automático Livre, também conhecido como free flow, ao invés das praças de pedágio. O pedágio eletrônico permite a cobrança de tarifa sem a necessidade de cabines ou barreiras físicas, ou seja, o motorista não precisa parar o veículo para realizar o pagamento.
O sistema automático será implantado em toda a extensão do trecho concedido. O aumento na quantidade dos pontos de cobrança permitirá que os valores das tarifas sejam reduzidos, beneficiando os usuários. Ao longo da extensão, as tarifas vão custar de R$2,49 a R$8,93, a depender do trecho.
Também haverá o Desconto de Usuário Frequente (DUF) na Rota Sorocaba. Se o motorista passar pelo mesmo trecho mais de dez vezes, terá redução de 10% no valor cobrado. A partir da 21ª passagem, a redução será de 20%. Além disso, aqueles que contarem com tags instaladas nos veículos terão desconto de 5%.
Outro ponto importante é a redução nas tarifas cobradas daqueles que trafegaram nos trechos em que já há concessão. Em média, os motoristas terão queda de 31%.
Leilão
A licitação do trecho será na modalidade concessão. O critério de seleção do vencedor será a maior outorga fixa paga ao Estado – o valor mínimo estipulado no edital é de R$ 4,6 milhões. Os interessados deverão entregar as propostas no dia 25 de outubro, na sede da B3, em São Paulo, às 10h. Poderão participar do leilão: sociedades e demais pessoas jurídicas, entidades brasileiras ou estrangeiras, isoladamente ou reunidas em consórcio.
É dá-lhe privatizações e pedagiaiada!! quem vai pagar a conta é a população para né!! taxação pra todo lado!! festas das empresas privadas, bancos…..
Daqui a pouco estaremos pagando pedágio até pra sair de casa
Pois é!! que nem muitas cidades européias!! mas acho difícil por enquanto porque fere demais o direito de ir e vir!