Os efeitos da liberação da venda de bebida alcoólica na BR-324 não foram sentidos ontem, durante a Sexta-feira Santa. A maioria das churrascarias da estrada ficou fechada por conta da tradição de se comer peixe neste dia. Nas lojas de conveniência dos postos de combustível, o que se viu foi baixo movimento de clientes e estoque insuficiente de bebida alcoólica. Proprietários de estabelecimentos não tiveram tempo de repor a mercadoria. A proibição da venda de bebidas nas estradas foi estabelecida pela Medida Provisória (MP) 415/08, que passou a vigorar em 1º de fevereiro e foi suspensa anteontem na região de Salvador, e ontem em todo o estado.
Na loja de conveniência do posto Aratu, no Km-18 da BR-324, as vendas de cerveja quase foram nulas ontem. A funcionária Ana Paula Santos, 33 anos, explicou que o proprietário apenas soube da liberação na noite de anteontem pelos noticiários da TV. “Por isso, não houve tempo suficiente para comprar a mercadoria”. Segundo Ana Paula, mais de um mês e meio depois da divulgação da MP, muitos motoristas pararam no posto para tentar comprar bebida alcoólica. “Caminhoneiro é quem mais pergunta. Eles são cerca de 60% dos que vêm aqui procurar a cerveja”, emenda.
Mesmo na BA-093, onde a liminar não tem efeito, na loja do Rei da Pamonha, localizada no Km-20, em Simões Filho, também não havia cerveja para quem pretendia comprar na beira da estrada. Apesar de não precisar a quantidade da procura, o gerente da loja, Gildo Cruz Santos, informou que a todo momento chegava alguém em busca do produto. O motoboy que estava parado na entrada, Osvaldo Filho, 37, discorda que o consumo de bebida tenha que estar condicionado a leis. “O próprio motorista é que deveria ter a consciência de não beber durante a viagem”, defende.
Liminar – A Polícia Rodoviária Federal (PRF) confirmou ter recebido oficialmente na quarta-feira a liminar expedida no último dia 14, que determina efeito suspensivo à MP 415/08. A decisão é uma resposta ao mandado de segurança coletivo, impetrado pelo Sindicato de Hotéis, Bares e Restaurantes de Salvador.