Liberação do Contorno do Mestre Álvaro, no ES, deve ocorrer até dezembro
SEGURANÇA: Até dezembro deste ano, os usuários da BR-101, no Espírito Santo, vão ter mais conforto e segurança ao passarem pelo Contorno do Mestre Álvaro, no município de Serra. Foto: Divulgação/DNIT

Previsão é do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), responsável pela rodovia

Até dezembro deste ano, os usuários da BR-101, no Espírito Santo, vão ter mais conforto e segurança ao passarem pelo Contorno do Mestre Álvaro, no município de Serra.

Isso porque, desde segunda-feira (13), o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) iniciou os serviços para conectar a pista nova. Com a finalização, há expectativa de liberar o empreendimento ao tráfego até o fim de dezembro.

Segundo o Dnit, a obra – com 19,7 quilômetros de extensão – recebeu um investimento total aproximado de R$ 508 milhões. Quando concluído, o novo trecho deve receber cerca de 15 mil veículos/dia, melhorando a mobilidade na Região Metropolitana da Grande Vitória, além de trazer mais segurança aos usuários.

O Contorno do Mestre Álvaro inicia no km 279 da BR-101, próximo ao bairro Jacuhy, no Contorno de Vitória, e segue até o km 247, chegando ao bairro Chapada Grande.

O trecho construído em pista dupla conta em cada sentido com uma faixa de segurança interna, duas faixas de rolamento e um acostamento externo.

Ao todo, foram construídas sete interseções com viadutos ao longo da rodovia, que vão possibilitar a entrada e saída de veículos, cruzamento da pista em segurança e retorno. As pistas principais receberam pavimento do tipo rígido (concreto) e as alças das interseções pavimento do tipo flexível (asfalto).

Serviços finais

Segundo a Autarquia, até o final deste ano, será realizado os trabalhos nos encaixes da pista nova com a rodovia existente, além da implantação da sinalização vertical e horizontal e instalação dos dispositivos de segurança. Ainda será feito o plantio de grama, acabamentos finais e limpeza das pistas.

Preservação

De acordo com o Dnit, ao longo da rodovia ainda foram construídas três vias elevadas com cerca de 2,3 quilômetros de extensão para transposição de áreas ambientalmente sensíveis, além de 40 passagens subterrâneas de fauna, garantindo a preservação das espécies nativas do entorno da BR-101.

Com informações da Ascom do Dnit