Liberada ao tráfego a ponte provisória na MG-105, entre Crisólita e Águas Formosas
ALTERNATIVA: Liberada ao tráfego a ponte provisória na MG-105, entre Crisólita e Águas Formosas. Foto: Divulgação/DER-MG

De acordo com o DER de Minas, trecho permite o trânsito de veículos leves e ambulâncias

O Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) liberou, nessa semana, por meio de uma ponte provisória, o tráfego para veículos leves e ambulâncias na rodovia MG-105, entre Crisólita e Águas Formosas, no Vale do Mucuri.

De acordo com o DER, a mobilização da equipe de manutenção aconteceu desde a madrugada de domingo, quando ocorreu o rompimento de bueiro metálico.

Segundo o DER, a travessia provisória permite que os pacientes que se deslocam para atendimento de saúde possam fazer o trajeto de forma rápida, sem precisar de utilizar desvios.

Caminhões e ônibus estão proibidos

Os veículos de grande porte (caminhões e ônibus), continuam com tráfego proibido. A opção continua por meio de uma rota alternativa. O desvio para quem estiver em Águas Formosas é: na própria MG-105, seguir sentido Fronteira dos Vales, Joaíma, Jequitinhonha e pegar a BR-367, sentido Itaobim e, em seguida, acessar a BR-116. A recuperação definitiva da pista, que compreenderá a instalação de novo bueiro metálico e em seguida a recuperação da pista, está prevista para ser concluída em 30 dias, desde que haja condições climáticas favoráveis.

Histórico

O trecho estava interditado após forte chuva na madrugada do dia 28 de janeiro provocar um rompimento do bueiro metálico e da pista. Para minimizar os transtornos, uma equipe da Regional do Departamento de Teófilo Otoni se deslocou para o local logo após o ocorrido e realizou a sinalização do segmento. No dia 30 de janeiro foi iniciada a mobilização de equipamentos e pessoal, juntamente com a logística de transporte dos materiais necessários para a construção da ponte provisória.

O diretor-geral do DER-MG, Rodrigo Tavares, destacou que o tráfego foi restabelecido em regime de urgência em função do trabalho de uma força-tarefa, que devolveu a trafegabilidade para toda a região que estava completamente isolada, principalmente de Teófilo Otoni e de Governador Valadares.