Liberado ao tráfego há 6 meses, Contorno de Florianópolis (SC) tem redução de sinistros
SEGURANÇA: Liberado ao tráfego há 6 meses, Contorno de Florianópolis (SC) tem redução de sinistros. Foto: Divulgação/Arteris

Levantamento da concessionária responsável aponta queda de 13% nos acidentes e 30% no total de mortes. Mesmo concluída, liberação da obra foi retida para aguardar a chegada de Lula

Seis meses após ser liberada ao tráfego, o Contorno Viário de Florianópolis, na BR-101/SC teve redução de 30% no número de mortes e 13% no total de sinistros (acidentes), principalmente engavetamentos (49%), colisões laterais (35%) e colisões traseiras (21%), de acordo com a concessionária responsável pela rodovia.

Em julho do ano passado, o Estradas apurou que, mesmo com as obras finalizadas, o Contorno de Florianópolis não foi liberado ao tráfego. Na ocasião, a reportagem apurou que o motivo foi nada mais nada menos que: esperar que o presidente Lula conseguisse espaço em sua agenda para comparecer à inauguração. (ver matéria completa neste link).

Considerado um dos maiores projetos viários da América Latina, o Contorno de Florianópolis, na BR-101/SC, recebeu cerca de 1,7 milhão de veículos, entre Biguaçu (SC), São José (SC) e Palhoça (SC). Atualmente, a média de tráfego é de 12.150 veículos por dia, sendo 52% de veículos pesados e 48% de veículos leves.

Segundo o levantamento da concessionária, motoristas que utilizam o Contorno levam cerca de 40 minutos para atravessar a região, o que representa uma redução de até 50% do tempo de viagem antes da implantação da Obra de Arte Especial (OAE). O balanço considera dados coletados desde a abertura ao tráfego aos usuários do novo trecho de 50 quilômetros, em agosto do ano passado.

Liberado ao tráfego há 6 meses, Contorno de Florianópolis (SC) tem redução de sinistros
TRÁFEGO INTENSO: Contorno de Floripa, na BR-101/SC, recebe tráfego intenso diariamente. Foto: Divulgação/Arteris

Caminhoneiros da região têm PPD à disposição

Os caminhoneiros que trafegam pelo estado de Santa Catarina, mais precisamente na BR-101, têm à disposição, desde abril de 2024, o Ponto de Parada e Descanso (PPD), que está localizado no km 220 da rodovia. O local oferece 43 vagas gratuitas para veículos pesados, inclusive com pontos elétricos para cargas refrigeradas, além de espaços com acessibilidade a Pessoas com Deficiência, como sala de descanso, cozinha, banheiros e chuveiro. A instalação conta ainda com sinal de wi-fi.

De lá para cá, o PPD já atendeu a mais de 94 mil profissionais transportadores, uma média de 10 mil por mês, o que mostra a sua importância de caminhoneiros terem à disposição um espaço para atender a Lei Nº 13.103/15 (Lei do Motorista), que dispõe sobre o tempo de descanso obrigatório, pausa essencial para a redução de acidentes nas rodovias devido à fadiga e sonolência.

Obra de quase R$ 4 bilhões não tem base da PRF

O recém-inaugurado Contorno Rodoviário da Grande Florianópolis, na BR-101, em Santa Catarina, foi entregue com 12 anos de atraso. Apesar disso, a importância da obra é inquestionável e já começa a beneficiar a população.

Quando da sua inauguração, a concessionária adiou a liberação ao tráfego, em uma semana, para se adequar à agenda do presidente Lula, evidenciando que os interesses políticos prevalecem sobre os dos cidadãos que financiam as obras, seja por meio de pedágios ou impostos.

O contorno tem 50 quilômetros de extensão, mas não conta com uma base da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Essa falha inexplicável, em uma obra que custou quase R$ 4 bilhões, expõe a falta de planejamento e a omissão do governo federal em relação à segurança viária. Foram quatro presidentes no período: Dilma, Temer, Bolsonaro e Lula. Todos esqueceram de dar condições para a fiscalização e trabalho essencial da PRF.

O superintendente da PRF, Manoel Fernandes Bittencourt, admitiu que não há um posto no local e que é necessário mais efetivo, uma vez que são 50 quilômetros adicionais a serem atendidos. Contudo, não há prazo para o aumento do efetivo, e a construção de um posto da corporação não está prevista para o futuro próximo.

De acordo com a Arteris, a construção da base da PRF não é de responsabilidade da concessionária, e não está prevista no contrato de concessão. Enquanto isso, políticos de Santa Catarina participaram de uma reunião, após a inauguração, com o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, em busca de soluções para o problema.

Para o coordenador do SOS Estradas, Rodolfo Rizzotto, a situação chega a ser cômica. “É inacreditável a falta de planejamento e coordenação entre os ministérios da Justiça e dos Transportes, ao longo de quatro governos. A prioridade foi o marketing, e a segurança viária, que depende da presença da PRF, foi esquecida. E ainda promovem eventos ressaltando a importância da atuação conjunta dos órgãos de governo para a execução do PNATRANS, o Plano Nacional de Segurança Viária.”

Leia também:

Maior obra rodoviária do país foi entregue sem uma base da PRF

Quem pagou pela obra não pode usar o Contorno Viário de Floripa

Após confirmar entrega do Contorno Viário, Arteris muda data

Matéria atualizada às 19h30 com informações adicionais

2 COMENTÁRIOS

    • Prezado sr. Diego,
      Ainda não foi instalado nem há data para isso. Conforme apuração do Estradas, em 16/8/24, a concessionária não tem obrigação de construir uma base da PRF, no Contorno de Florianópolis, uma vez que não está previsto no contrato de concessão.

      Atenciosamente,
      Equipe Estradas

Comentários encerrados