Usuários das rodovias BR-158/RS, BR-287/RS e BR-392/RS terão mais segurança
Foi liberado nessa terça-feira (17), o tráfego de veículos no segundo viaduto da interseção entre as rodovias BR-158/RS e BR-392/RS (Uglione), em Santa Maria (RS).
De acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), a nova Obra de Arte Especial (OAE) possibilita a partir de agora uma ligação direta entre as regiões oeste e leste da cidade, passando por cima da rotatória existente, com duas faixas de rolamento no mesmo sentido.
Segundo a Autarquia, foram investidos aproximadamente R$ 31 milhões na estrutura que integra as obras da Travessia Urbana de Santa Maria (BR-158/RS, BR-287/RS e BR-392/RS).
A OAE tem 368 metros de extensão e mais 501 metros de rampas de acesso. Equipes seguem trabalhando na parte inferior, onde está em construção uma trincheira para conectar a BR-158/RS e a BR-392/RS e uma nova rotatória para organizar o tráfego urbano.
Este viaduto integra a maior OAE do projeto da Travessia Urbana de Santa Maria (RS). Trata-se de uma interseção em três níveis que após concluída segregará o trânsito urbano, do fluxo que utiliza a rodovia da zona da produção do Rio Grande do Sul, tanto para região Sul do Estado (Porto de Rio Grande), quanto para Fronteira Oeste (Uruguai e Argentina).
Travessia Urbana de Santa Maria
A Travessia Urbana de Santa Maria (RS) consiste na duplicação e restauração do trecho urbano das BR-158/RS e BR-287/RS, entre o trevo do Castelinho e a ponte sobre o Arroio Taquara totalizando 14,7 quilômetros de extensão.
A obra é considerada a maior que o Dnit realiza na região central do Rio Grande do Sul. Ao todo são 43,5 quilômetros de pavimentação entre faixas duplicadas, ruas laterais, ramos e acessos, bem como a construção de 16 viadutos, três pontes, três passarelas, além de três passagens inferiores.
Importância
A Região Central do Rio Grande do Sul tem na base da sua economia a agricultura, especialmente de soja, arroz e maçã. Em Santa Maria destaca-se ainda o setor de serviços, indústria e comércio, além da cidade ser considerada um polo regional de educação com a Universidade Federal de Santa Maria.
A Travessia Urbana garante mais fluidez para as rodovias federais que cortam o município, sendo reconhecido como um importante entroncamento rodoviário do sul do país devido ao seu posicionamento geográfico.
De acordo com o Dnit, com as melhorias implantadas na Travessia Urbana de Santa Maria (RS) os usuários têm mais segurança, pois o tráfego segrega o transporte de carga e de longa distância do trânsito urbano.