Liberado o tráfego em trecho de pista marginal da Dutra, em São José dos Campos (SP)
FLUIDEZ: Liberado o tráfego em trecho de pista marginal da Via Dutra, em São José dos Campos (SP). Foto: Divulgação/CCR RioSP

Segmento fica entre a Panasonic e Viação Jacareí; atual acesso, no km 157, será fechado para continuidade das obras

Foi liberado, neste sábado (20), um trecho da nova pista marginal no km 155+200, pista sentido São Paulo, da Via Dutra (BR-116), em São José dos Campos (SP), que está sendo construída entre os km 154 e 158, nos dois sentidos da via.

Segundo a concessionária responsável, o trecho compreende desde a Panasonic até a Viação Jacareí, e servirá de acesso provisório ao bairro Limoeiro e Unip, para os usuários que seguem pela pista expressa. Isso porque o atual acesso no km 157 será fechado. A interdição é necessária para continuidade da construção das pistas marginais no sentido São Paulo da Via Dutra.

De acordo com a concessionária, o local será sinalizado com Painéis de Mensagens Variáveis (PMVs) para orientar os condutores sobre o desvio da expressa para a nova marginal.

Caso chova ou seja registradas outras intercorrências, a data poderá ser alterada. A previsão da concessionária é de que até março, um segundo trecho – em frente à Polícia Rodoviária Federal (PRF) – seja liberado ao tráfego.

Ampliação de capacidade

A primeira fase das obras de ampliação da capacidade de tráfego da Via Dutra em São José dos Campos tiveram início em maio do ano passado entre os km 158 e km 154. com a  construção de novas pistas marginais e ampliação em uma faixa da pista expressa nos dois sentidos. O investimento no trecho de São José dos Campos é de cerca de R$ 650 milhões com a geração de quase mil empregos diretos e indiretos.

Quando estiverem prontas, as melhorias irão beneficiar o deslocamento diário de mais de 100 mil veículos que trafegam pela região, além de contribuir para o desenvolvimento econômico de uma população superior a 2 milhões de pessoas. Nesse mesmo trecho também estão previstos outros investimentos, como a construção de uma nova passarela no km 157.

Mais informações visite o site: https://obrasccrrodovias.com.br/

1 COMENTÁRIO

  1. São obras importantes, mas há o risco delas se tornarem inúteis no futuro, caso se implante pedágio por trecho rodado em toda a Dutra e as pistas marginais não continuem pelo trecho do Retão de Jacareí.

    Caso isso aconteça, todo o trânsito local entre Jacareí e São José dos Campos (o terceiro maior deslocamento entre cidades vizinhas em toda a Dutra) ou vice-versa vai afunilar no acesso para a Avenida Getúlio Vargas, no limite entre as duas cidades, deixando as demais entradas de Jacareí ociosas, o que vai gerar caos no trânsito, seja em Jacareí, seja nos bairros próximos as margens da Dutra nas regiões Oeste e Sul de São José dos Campos.

    A própria CCR Nova Dutra (agora CCR Rio-SP) havia recomendado para a ANTT a continuação das pistas marginais nos dois sentidos em Jacareí até o KM 162 (acesso para a Avenida Castelo Branco) e o pedido foi negado, sem embasamento técnico por parte da ANTT que justificasse a negativa.

    É ímperativo que essa questão seja revista e as pistas marginais continuem pelo trecho de Jacareí, indo até o Km169 (entroncamento com a Rodovia Dom Pedro I) ou na pior das hipóteses, ao menos até o Km162.

Comentários encerrados