Liberado o tráfego na Ponte sobre o Riacho das Porteiras, na BR-407, no PE
TRÂNSITO LIBERADO: Liberado o tráfego de veículo na ponte sobre o Riacho das Porteiras, na BR-407, em Petrolina (PE). Foto: Divulgação/Dnit

Obra de Arte Especial (OAE), metálica e provisória, fica no km 126 da rodovia, em Petrolina

Foi liberado nesta sexta-feira (27) o tráfego de veículo na ponte provisória sobre o riacho das Porteiras, no km 126 da BR-407, em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, de acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).

Segundo a Autarquia, a conclusão do desvio temporário foi possível graças à parceria com o Exército Brasileiro. No local, foi instalada uma ponte provisória. A ponte móvel metálica foi montada sobre o riacho das Porteiras.

A estrutura da ponte tem 39m de comprimento e 4,20m de largura. Foram realizados os aterros necessários para nivelar o solo nas cabeceiras da ponte metálica, bem como realizaram a construção dos acessos e do desvio.

O tráfego foi liberado, na manhã desta sexta (27), para veículos que seguem sentido Petrolina (PE) – Juazeiro (BA). No sentido contrário, os usuários seguirão na ponte paralela existente, em trecho sinalizado.

Segundo o Dnit, a abertura do desvio serve para garantir a segurança dos usuários e para o transporte de cargas, de forma a minimizar os impactos causados pelas obras de duplicação da rodovia e da construção de um viaduto nesse trecho.

Ponte interditada – A nova ponte metálica montada em parceria Dnit e Exército é uma alternativa de tráfego à ponte do traçado original da BR-407 sobre o riacho das Porteiras, que foi interditada após uma vistoria da Autarquia, que detectou riscos à estrutura.

Com isso, foi decretada situação de emergência para realizar um projeto de recuperação e revitalização completa da estrutura da ponte danificada.