MAIS SEGURANÇA: Obra foi concluída recentemente e vai beneficiar duas importantes vias de escoamento da produção agropecuária do Centro-Oeste. Foto: Divulgação/Dnit

Obra foi concluída recentemente e vai beneficiar duas importantes vias de escoamento da produção agropecuária do Centro-Oeste

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) liberou o tráfego no Contorno Viário de Aragarças, em Goiás. A obra na BR-070 vai possibilitar o tráfego com mais facilidade na divisa entre os estados de Mato Grosso e Goiás. A região fica entre Aragarças (GO), Barra do Garças (MT) e Pontal do Araguaia (MT).

Segundo o Dnit, o Contorno de Aragarças conta com 6,3 quilômetros de extensão e liga a BR-070 e BR-158 com algumas cidades goianas e mato-grossenses – duas importantes vias de escoamento da produção agropecuária do Centro-Oeste.

Ainda de acordo com o Dnit, o Contorno vai permitir a partir de agora que o alto fluxo de veículos de carga, que hoje passa pelo centro da cidade de Aragarças, seja desviado para fora, reduzindo o tempo de viagem dos usuários, diminuindo o gasto com combustível e garantindo mais segurança e conforto para quem trafega na rodovia. O valor de investimento dessa obra é de R$ 39 milhões.

No estado está sendo liberado o tráfego com a primeira etapa concluída. A pista conta com revestimento em TSD – Tratamento Superficial Duplo. Para 2023, será aplicada mais uma camada de Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ) e sinalização definitiva.

Importância

A BR-070 parte do Distrito Federal e vai até a fronteira com a Bolívia, passando por Goiás e Mato Grosso, no Centro-Oeste do país.

A região é conhecida por ser destaque no agronegócio brasileiro e por abrigar empresas e grupos de vários segmentos, como cooperativas agroindustriais, usinas de etanol e de bioenergia, cooperativas de crédito, companhias de alimentos e mineradoras, dentre outras. Além disso, também é procurada pela temporada de praia em Aragarças, que acontece em julho, e por outros locais da região.