LIBERADO: Governo de Santa Catarina libera o tráfego no Travessão do Rio Vermelho na SC-406, em Floripa. Foto: Divulgação

De acordo com a Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade (SIE), obras vão melhorar o tráfego na região

A comunidade do Norte da Ilha, em Florianópolis, já pode trafegar com mais segurança pela Rodovia João Gualberto Soares (SC-406). Com um investimento de R$ 2,1 milhões, a obra do Travessão do Rio Vermelho, com a melhoria da intersecção com a Rua Cândido Pereira dos Anjos foi entregue aos usuários na tarde de sexta-feira (9).

De acordo com o gov erno do Estado, a obra faz parte de um plano de recuperação de pontos críticos e mitigação de passivos ambientais em todo o Estado. A obra do Travessão iniciou em novembro de 2019, mas teve que ser paralisada por questões administrativas, sendo retomada em março de 2020. Os trabalhos chegaram a ser paralisados por conta da pandemia do coronavírus, mas foram reiniciados em abril e já estão finalizados.

Segundo o secretário de Estado da Infraestrutura e Mobilidade, Thiago Vieira, foram realizados serviços de drenagem, terraplanagem, pavimentação, sinalização e obras complementares, como bueiros, colocação de grama e calçadas. Ele lembra ainda que a obra deveria ter sido iniciada na gestão anterior, porém houve diversos atrasos, como na realização do projeto.

SC-401 será recuperada

Durante a entrega, o Governo do Estado anunciou que já está na praça o edital para contratação de projetos de ampliação de capacidade em alguns trechos da rodovia SC-401, no trecho do Norte da Ilha.

De acordo com a SIE, os projetos devem prever uma via marginal de ligação entre o Caminho dos Açores e o acesso ao bairro Cacupé, a implantação de terceiras faixas nos dois sentidos do Morro do Jardim da Paz, no bairro João Paulo, a ligação das vias marginais entre quilômetros 14,1 e 16,4, no trecho próximo ao Floripa Shopping, além da integração do sistema cicloviário entre os quilômetros 14,1 e 19,3. Os projetos devem ficar prontos em até 300 dias após a ordem de serviço e terão um custo aproximado de R$ 695 mil.