Depois de conseguir o licenciamento ambiental para a usina de Santo Antonio, no rio Madeira (RO), o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, parte agora para o licenciamento da BR 319, que liga Porto Velho (RO) a Manaus (AM).

Minc disse que as questões sobre a BR 319 estão encaminhadas. “A nossa previsão é, segundo a direção de licenciamento do Ibama [Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais], que em 40 dias possa sair a licença para esse trecho”, afirmou Minc.

Além dela, o licenciamento de parte da BR 317 está sendo analisado pelo ministro. A via forma um corredor ligando o rio Purus no Amazonas à rodovia Interoceânica, conectando o Acre aos portos do sul peruano.

Para isso, Minc recebeu ontem (12) o ministro Alfredo Nascimento, dos Transportes. Nascimento pediu que fosse agilizado pelo Ibama o processo de concessão da licença prévia de um trecho da BR 319 para que as obras sejam licitadas.

Alfredo solicitou ainda celeridade na análise do EIA-Rima de um trecho de cerca de 100km da BR 317 que liga o Acre ao Amazonas e permitirá acesso à Zona Franca de Manaus e ao Oceano Pacífico.