MANUTENÇÃO: Linha Amarela, no RJ, passa por manutenção no sistema de drenagem da Via Expressa. Foto: Divulgação

De acordo com a concessionária, manutenção inclui instalação de novos ‘olhos de gato’ em 4 quilômetros da Via Expressa, entre Cidade de Deus e Taquara

A Lamsa limpará nesta semana o sistema de drenagem de toda a Linha Amarela, além das alças de entrada e saída de Bonsucesso. Além disso, instalará novos olhos de gato num trecho de quatro quilômetros entre a Cidade de Deus e Taquara, onde também haverá pintura de faixas e sinalização horizontal na pista.

As ações fazem parte do calendário permanente de manutenção preventiva da Linha Amarela, que incluirá recapeamento asfáltico ao longo de um quilômetro, entre Água Santa e Engenho de Dentro, na pista em direção à Ilha do Fundão, e monitoramento rotineiro em todo o asfalto da rodovia.

Ao mesmo tempo, a Lamsa prossegue com as obras para manutenção da contenção de encostas, com reforço das cortinas atirantadas — estruturas de concreto construídas para evitar deslocamentos de massa e deslizamentos de terra — no maciço rochoso sobre o Túnel Enzo Totis, em Jacarepaguá. O custo total da intervenção chegará a R$ 3 milhões.

Já na Maré, as obras de recuperação da Ponte Oswaldo Cruz, que liga a Linha Amarela à Ilha do Fundão, seguem em frente para aumento da capacidade de carga da estrutura, de 24t para 45t, num investimento de R$ 15 milhões.

A Lamsa também fará serviços de capina e poda nas margens da rodovia, e a varrição mecanizada noturna nas duas pistas.

Cuidados com coronavírus

A Lamsa reforçou a higienização de instalações internas e externas da Linha Amarela para prevenir a expansão do coronavírus no Rio. Nas cabines da praça de pedágio, há desinfecção constante e dispensadores de álcool em gel para os motoristas limparem as mãos após o manuseio de dinheiro. Os funcionários, por sua vez, também têm o produto para uso constante e contam com máscaras como mais uma barreira física para a proteção contra o vírus

Para quem precisar sair de casa, a Lamsa recomenda que os veículos circulem de janelas abertas e sejam limpos com água e sabão ou produtos multiuso, afastando os riscos de contaminação pelo coronavírus. As precauções principais devem ser tomadas nos locais de maior contato manual, como volante, cinto de segurança, maçanetas, puxadores das portas, alavanca de câmbio e botões de rádio, ar-condicionado e de acionamento de vidros elétricos.

Fonte: Assessoria de imprensa da Lamsa