83% das pistas exclusivas para ônibus estão concluídas no primeiro trecho, na antiga BR e na Avenida Marechal Floriano
A Linha Verde, o novo corredor de transporte coletivo da cidade, já tem 11,8 quilômetros de canaletas prontas. Isso equivale a 83% do total de pista exclusiva para ônibus previsto na primeira etapa de obras, que inclui o trecho da antiga BR-116 compreendido entre o Pinheirinho e o Jardim das Américas e mais a avenida Marechal Floriano, entre os bairros Parolin e Centro.
“O trabalho executado já permite visualizar os contornos da Linha Verde e verificar a grande transformação que está ocorrendo nas regiões que serão atendidas pela nova linha de transporte”, diz o engenheiro Wilson Justus, que coordena a implantação do projeto.
As canaletas estão sendo feitas em concreto, na faixa central da Linha Verde. Até agora, foram concluídos 7,9 quilômetros de canaletas na antiga rodovia e mais 3,9 quilômetros na avenida Marechal Floriano, no trecho entre o centro e o bairro do Parolin.
Neste trajeto vão circular os ônibus da linha Pinheirinho/Centro, a ser implantada pela Prefeitura. A nova linha vai atender inicialmente 35 mil passageiros, que hoje usam os ônibus do Eixo Sul, e reduzir o tempo de viagem de 35 para 25 minutos.
O desenho da Linha Verde inclui, além das pistas exclusivas para o transporte coletivo, as vias marginais, destinadas ao trânsito dos demais veículos e que têm traçados nos dois sentidos paralelos à via central. Ao lado das marginais, também nos dois sentidos e em paralelo, estão as chamadas vias locais, que são pistas para circulação do trânsito do próprio bairro.
Tanto as vias marginais quanto as locais são pavimentadas com asfalto. Até agora, já foram executados, nas duas marginais, 15,2 quilômetros – ou o equivalente a 75% do total previsto no projeto; e 14,4 quilômetros de vias locais (incluindo a Marechal Floriano) — o correspondente a 62% da extensão total projetada.
As obras concluídas incluem também 4,9 quilômetros de ciclovia e 3,8 quilômetros de calçadas na Marechal Floriano. O projeto do Parque Linear, que será implantado no trecho compreendido entre os bairros Vila São Pedro e Parolin, está igualmente em andamento, com paisagismo nas áreas das futuras estações e nos canteiros da antiga rodovia. Até agora, o Parque já tem plantadas 992 espécies de árvores nativas, 218 mil mudas de forração e 215 mil metros quadrados de grama.
A Linha Verde tem quatro binários — sistema de ruas paralelas com sentidos opostos de trânsito que funcionarão como novos pontos de travessia do corredor de transporte e ligação entre os bairros. Dos quatro binários (Santa Bernadethe, PUC, Fanny e São Pedro), dois já foram implantados e dois estão em execução. Com a conclusão das obras, o projeto vai propiciar a criação de um trinário, formado pelas ruas Desembargador Westphalen, Anne Frank e Avenida Marechal Floriano.
No financiamento concedido pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) ao projeto da Linha Verde foram incluídas também as obras de outros binários implantados na cidade, como o sistema das ruas Mario Tourinho, Brasília, Santa Bernadethe e ainda a ligação Hauer – Capão da Imbuia. As obras previstas e já executadas somam 18,5 quilômetros de asfalto nas ruas e mais 2 quilômetros de ciclovias.